Topo

Rio de Janeiro

Mercado do samba: quem são os principais reforços das escolas no Rio

Rainha de bateria da Grande Rio, Paolla Oliveira é uma das principais contratações para o Carnaval do Rio - Divulgação
Rainha de bateria da Grande Rio, Paolla Oliveira é uma das principais contratações para o Carnaval do Rio Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo

21/02/2020 04h00

Assim como acontece no futebol, quando as equipes se movimentam no mercado da bola para fortalecer seus elencos, no Carnaval as escolas de samba também fazem contratações para reforçar seus desfiles.

É o mercado do samba! Carnavalescos, celebridades, rainhas de bateria, musas, mestres-salas e porta-bandeiras etc. trocam de escola com frequência.

Quem chegou? Quem estreia? Quem saiu? Quem trocou uma escola por outra? O UOL apresenta um raio-X do mercado do samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.

Paolla de Oliveira - Roberto Filho/Brazil News - Roberto Filho/Brazil News
Paolla Oliveira desfilou em 2009 e 2010. E agora retorna ao posto de rainha de bateria
Imagem: Roberto Filho/Brazil News
Grande Rio

A Grande Rio vai debater a intolerância religiosa em busca de seu primeiro título no Grupo Especial com o tema "Tata Londirá: O Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias". A escola vai contar a trajetória de Joãozinho da Goméia, o pai de santo que marcou época em meados do século passado e influenciou toda a vida cultural e política do país. A bateria terá como rainha Paolla Oliveira, que depois de desfilar em 2009 e 2010 à frente dos ritmistas da Grande Rio, retorna ao posto no lugar de Juliana Paes.

Adriana Bombom e a funkeira Pocah estreiam como musas, e Gabriel Haddad e Leonardo Bora como novos carnavalescos, no lugar de Renato Lage e Márcia Lage. A escola será a quinta a desfilar no domingo (23).

Aline Riscado - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Aline Riscado é a nova rinha de bateria da Unidos de Vila Isabel
Imagem: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Vila Isabel

A história de Brasília, capital federal do Brasil, será tema do desfile da Vila Isabel para o Carnaval 2020 do Rio com o samba-enredo "Gigante pela própria natureza: Jaçanã e um índio chamado Brasil". A agremiação apresentará na avenida sua nova rainha de bateria, Aline Riscado, que terá a difícil tarefa de substituir Sabrina Sato, que ficou por nove anos à frente dos ritmistas da Vila Isabel. A escola será a segunda a desfilar na segunda-feira, 24 de fevereiro.

Lorena Improta - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Lorena Improta volta à Viradouro como musa
Imagem: Reprodução / Instagram
Viradouro

A Viradouro homenageará as mulheres que lutaram para construir o Brasil em seu tema para o Carnaval 2020 com o samba-enredo "Viradouro de Alma Lavada. A escola será a segunda a desfilar no domingo, dia 23 de fevereiro. Entre as novidades, está o retorno de Lorena Improta, ex-bailarina do Faustão — ela desfilou pela agremiação em 2018. Haverá também a estreia dos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon no lugar de Paulo Barros, que foi para a Gaviões da Fiel.

Beija-Flor

Cid Carvalho e Alexandre Louzada - Eduardo Hollanda / Divulgação - Eduardo Hollanda / Divulgação
Campeões pela Beija-Flor, Cid Carvalho e Alexandre Louzada voltam à escola
Imagem: Eduardo Hollanda / Divulgação

Terceira maior vencedora do Carnaval do Rio, a Beija-Flor aposta no enredo "Se essa rua fosse minha" para voltar a brilhar na Marquês de Sapucaí. Campeã pela última vez em 2018, a escola de Nilópolis teve um desempenho fraco no ano passado e terminou na parte de baixo da classificação. Ficou apenas em 11º lugar. A grande contratação para este ano é o carnavalesco Alexandre Louzada. A Beija-Flor também terá a volta da modelo Nicole Bahls, que havia desfilado pela agremiação pela última vez em 2013.

Sandra de Sá - AgNews - AgNews
Sandra de Sá assina o samba da Mocidade
Imagem: AgNews
Mocidade Independente

A Mocidade Independente de Padre Miguel vai homenagear uma das principais cantoras brasileiras no Carnaval 2020 com o tema de seu enredo, "Elza deusa Soares", quando entrar na avenida na segunda-feira (24). O samba foi composto por outro grande nome da MPB, Sandra de Sá, em conjunto com DR Márcio, Igor Vianna, Jefferson Oliveira, Prof. Laranjo, Renan Diniz, Solano Santos e Telmo Augusto.

Giovana Angélica vem à frente da bateria da agremiação pela primeira vez, após ser musa por três anos seguidos. Ela ocupa o cargo deixado por Camila Silva - atual Rainha do Carnaval do Rio. Além disso, o carnavalesco Jack Vasconcelos estreia no lugar de Alexandre Louzada.

MC Rebecca e Vivi Araújo - Agnews - Agnews
MC Rebecca estreia como musa, e Viviane Araújo segue como rainha de bateria
Imagem: Agnews
Salgueiro

O Salgueiro será a terceira a desfilar na segunda-feira (24/2) pelo Grupo Especial, com o tema do enredo "O Rei do Picadeiro", em que contará a história de Benjamin de Oliveira, considerado o primeiro palhaço negro do Brasil no Carnaval 2020.

Renata Santos, ex-Mangueira, estreia como musa, curiosamente o mesmo posto que era de Luísa Langer, que foi para a verde e rosa. MC Rebecca é a nova musa da escola, enquanto Viviane Araújo segue como rainha de bateria.

Mangueira

A Estação Primeira de Mangueira busca o bicampeonato e seu 21º título do Grupo Especial no Carnaval 2020 do Rio ao ser a terceira escola a desfilar no domingo (23). Para isso, a agremiação vai levar para a avenida o enredo "A Verdade Vos Fará Livre", em que apresentará uma releitura da história de Jesus, com ele nascendo no Morro da Mangueira. A novidade da verde e rosa é Luisa Langer como musa, mesmo posto que era de Renata Santos, que deixou a escola e este ano desfila pelo Salgueiro.

Estácio de Sá

Considerada a primeira escola de samba do Brasil, fundada em 1955, a Estácio de Sá volta ao Grupo Especial após ficar afastada por três anos. Para o Carnaval 2020, a agremiação aposta em um título bastante enxuto para o seu enredo: "Pedra". Na bateria, a Estácio vai apresentar sua nova rainha, Jack Maia, que foi coroada em agosto do ano passado, após desfilar por dois anos como musa, no lugar de Leyla Barros. Quem também estreia é a carnavalesca Rosa Magalhães no cargo antes ocupado por Tarcísio Zanon, que foi para a Viradouro. A agremiação é a primeira a desfilar no domingo (23).

Unidos da Tijuca

Paulo Barros - Divulgação - Divulgação
Carnavalesco Paulo Barros está de volta à Unidos da Tijuca
Imagem: Divulgação

A Unidos da Tijuca levará para avenida como tema do enredo "Onde Moram os Sonhos", no qual vai falar sobre arquitetura e o urbanismo. A escola viveu seu grande momento com o carnavalesco Paulo Barros —foi campeã em 2010, 2012 e 2014 sob seu comando. Para o Carnaval deste ano, Barros está de volta à Tijuca. Ele estava na Viradouro, que foi vice-campeã do Carnaval 2019. Destaque também para a cantora Lexa, que estreia como nova rainha de bateria da escola.

Paraíso do Tuiuti

Lívia Andrade - Webert Belicio - AgNews - Webert Belicio - AgNews
Lívia Andrade assume o posto de rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti
Imagem: Webert Belicio - AgNews

A Paraíso do Tuiuti caiu nas graças do brasileiro depois do vice-campeonato em 2018, quando levou para a avenida um "vampiro neoliberal", logo associado ao então presidente Michel Temer. No ano passado, a escola fez um Carnaval modesto e terminou apenas em oitavo lugar. No Carnaval deste ano, a escola terá a estreia da apresentadora Lívia Andrade como nova rainha de bateria. A Tuiuti também contratou o carnavalesco João Vitor Araújo para o lugar de Jack Vasconcelos.

Marcelo Adnet - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Marcelo Adnet faz sua estreia como compositor oficial da escola
Imagem: Reprodução/Instagram
São Clemente

Escola da zona Sul do Rio, a São Clemente vem para sua décima participação seguida no Grupo Especial do Carnaval do Rio. No entanto a agremiação nunca conseguiu um resultado expressivo: o melhor foi um oitavo lugar em 2015. Para 2020, a São Clemente traz como tema do enredo: "O Conto do Vigário". Quem participou do samba-enredo foi o humorista Marcelo Adnet, que faz sua estreia como compositor oficial da escola. Outra novidade é Grazzi Brasil, que chega para ser intérprete.

União da Ilha

Tradicional escola da Ilha do Governador, a União da Ilha ainda busca seu primeiro título no Grupo Especial do Carnaval do Rio. Para tentar o inédito caneco, a agremiação levará para avenida o tema "Nas encruzilhadas da Vida, entre becos, ruas e vielas; A sorte está lançada: Salve-se quem puder!". A grande contratação da agremiação para 2020 é o carnavalesco Fran Sérgio, que substitui Severo Luzardo. Quem também chega para tentar quebrar o jejum é Laila, que assumiu a direção de Carnaval.

Portela

Renato Lage e Marcia Lage - Amanda Alves / Divulgação - Amanda Alves / Divulgação
Renato Lage e Marcia Lage foram contratados para assinar o Carnaval da Portela
Imagem: Amanda Alves / Divulgação

Tradicional escola de Madureira, 22 vezes campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio, a Portela terá como tema de enredo no Carnaval 2020 "Guajupiá, Terra Sem Males". Maior vencedora do Carnaval carioca, a azul e branco vai falar no desfile no sambódromo da Marquês de Sapucaí dos primeiros habitantes do Rio. Para buscar um novo título, a Portela trouxe os carnavalescos Renato Lage e Marcia Lage, contratados para o lugar da carnavalesca Rosa Magalhães.

Rio de Janeiro