Topo

CarnaUOL

Cidades cearenses cancelam Carnaval oficial devido à paralisação da PM

Praia da Lagoinha, em Paraipaba (CE), no litoral oeste cearense - Marco Ankosqui/Folhapress
Praia da Lagoinha, em Paraipaba (CE), no litoral oeste cearense Imagem: Marco Ankosqui/Folhapress

Colaboração para o UOL

Em São Paulo

21/02/2020 23h05

As prefeituras municipais de Paraipaba, Paracuru, Forquilha, Milagres, Choró e Canindé, no Ceará, cancelaram a programação oficial de Carnaval devido à paralisação de policiais militares.

A paralisação da PM cearense fez crescer o número de crimes no estado. Uma reportagem da "Folha de S. Paulo" apontou que o estado registrou 51 homicídios nas primeiras 48 horas do movimento da PM.

Em um dos episódios registrados nesta semana, o senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado quando tentou entrar no batalhão da PM em Sobral (a 270 km de Fortaleza), onde estão PMs amotinados e familiares.

"Infelizmente, tivemos que cancelar o Carnaval de Paraipaba pela insegurança, falta de policiamento", afirmou o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da cidade, Vasco Robson Cardoso de Araújo, a uma rádio local.

Em nota, a prefeitura de Paracuru informou que o Carnaval 2020 no município "foi cancelado devido à impossibilidade de garantir segurança adequada aos foliões, tendo em vista a paralisação da PM".

Na mesma linha, a prefeitura de Forquilha destacou que "diante dos atuais acontecimentos e priorizando a segurança da população, o governo municipal de Forquilha não realizará eventos carnavalescos de caráter público".

"Clima de insegurança"

Em Milagres, a prefeitura também soltou nota em que destaca que resolveu "cancelar o evento carnavalesco que seria realizado nas dependências do Parque de Eventos Manoel Galego diante do total clima de insegurança vivenciado pela população cearense".

A Fundação de Esportes, Cultura e Patrimônio de Canindé divulgou que "toda programação oficial do Carnaval foi cancelada", pois o evento só poderia ser realizado se o município dispusesse de meios que pudessem garantir a segurança da população da cidade.

"Por falta de Segurança devido à greve da Polícia Militar do Ceará, o Carnaval de Choró 2020, que seria realizado de 21 a 25 de fevereiro na Praça Central ao Som de Paredões, está cancelado", comunicou a prefeitura de Choró.

CarnaUOL