Topo

Rio de Janeiro

Quitéria Chagas revela fantasia no último Carnaval: 'Serei mulher pioneira'

Quitéria Chagas, rainha de bateria da Império Serrano - Bruna Prado/UOL
Quitéria Chagas, rainha de bateria da Império Serrano Imagem: Bruna Prado/UOL

Do UOL, em São Paulo

19/02/2020 08h23

Quitéria Chagas revelou a fantasia que marcará o seu último Carnaval na Sapucaí. Aos 39 anos, a musa está se aposentando da folia como rainha de bateria da Império Serrano. Dentro do enredo sobre empoderamento feminino da escola, ela será a "Mulher Diaba".

A fantasia é uma homenagem a Leolinda Daltro, que ganhou este apelido por lutar pelos direitos das mulheres. Ela foi fundadora do Partido Republicano Feminino, o primeiro a levantar pautas feministas no Brasil.

"Esse enredo tem tudo a ver comigo", comemorou Chagas à Quem. "Represento essa mulher pioneira, que fundou o primeiro partido feminista e que lutou para que as mulheres pudessem votar no Brasil. Ela era professora, desquitada, uma mulher muito para frente".

"Por isso, minha fantasia vai ser um pouco mais ousada. Ela vai representar essa mulher que não tinha medo de julgamentos", explicou ainda.

"Eu brinco que sou empoderada desde que nasci, porque nasci sozinha", disse também. "Minha mãe estava na reta final e lutando caratê. Ela e meu pai eram faixas pretas. Nessa coisa de abrir e fechar a perna, a bolsa estourou e ela foi de quimono para o hospital. Enquanto ela esperava o médico, sentiu uma força e quando levantou o corpo da cama, eu nasci".

"Ouvir essa história do meu nascimento sempre me empoderou. Na década de 80, a minha mãe já participava da Seleção Brasileira de Caratê. Mesmo não tendo tanta consciência do que era feminismo, essa questão sempre foi latente na minha vida. Sempre tive essa referência na vida e a ideia de que tudo era possível", relembrou.

Rio de Janeiro