Topo

São Paulo

"Estou curioso", diz jornalista iraniano que vem ao Carnaval com Gretchen

Gretchen e o jornalista iraniano Pooya Jahandar - Reprodução / Instagram
Gretchen e o jornalista iraniano Pooya Jahandar Imagem: Reprodução / Instagram

Patrícia Larsen

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Bombardeio dos Estados Unidos contra o Irã, que matou o general Qasem Soleimani em janeiro, gerou memes no Brasil
  • Memes de Gretchen chamaram a atenção do jornalista iraniano Pooya Jahanidar, da TV Iran International
  • Apresentador foi incentivado pelo seu canal de TV a fazer uma viagem ao Brasil e produzir um documentário

Janeiro foi o "mês mais longo" de 2020. Logo em seus primeiros dias, o mundo ficou apavorado com a ideia de uma terceira Guerra Mundial, lembra? O debate foi causado pelo bombardeio dos Estados Unidos contra o Irã, que matou o general Qasem Soleimani. E, no meio de tanta tensão, os brasileiros foram destaque: encheram as redes sociais com muito bom humor para que o Brasil ficasse fora dessa peleja.

As mensagens e memes foram tantas que chamaram a atenção do jornalista iraniano Pooya Jahanidar, da TV Iran International. Agora, você deve estar pensando: e o que isso tem a ver com o Carnaval?

Um dos memes mais usados pelos brasileiros é a da cantora Gretchen, e isso não passou despercebido por Jahanidar. "Sabia que a conhecia de algum lugar, vi seus memes e lembrei da presença no vídeo 'Swish Swish', da Katy Perry", contou o apresentador, que foi incentivado pelo seu canal de TV a fazer uma viagem ao Brasil e fazer um documentário sobre a história dos brasileiros e seus memes durante a crise EUA X Irã.

Jahanidar - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Com essa missão em mãos, Jahanidar escreveu para a cantora: "'Cara Gretchen, eu irei visitar o Brasil durante o Carnaval e gostaria de entrevistá-la. É possível?'. Ela me respondeu calorosamente e me convidou para conhecer o carnaval em São Paulo", contou. É nesse momento que começa o match entre Irã e o Carnaval.

Jahanidar, que acaba de chegar ao Brasil para o Carnaval, conta que está impressionado com a vasta cultura brasileira.

"O Brasil é um dos meus países favoritos no mundo e também está na minha lista de desejos. Estou ansioso para ver as reações das pessoas quando me virem no país. Um grande número de brasileiros me escreveu e disse que já sou uma celebridade. Também recebi convites para conhecer várias cidades. Será que eles estão realmente interessados em me conhecer?", disse.

O jornalista, que entrevistará Gretchen, também estará no desfile do Bloco Agrada Gregos, no dia 22 de fevereiro. "Quero saber o efeito que o Carnaval tem na vida dos brasileiros e seu impacto na economia. Também estou curioso sobre as danças, tipos de roupas e costumes", explica.

Sobre a reação dos iranianos sobre sua ida ao Brasil, Jahanidar brinca. "Eu acho que muitos dos telespectadores gostariam de ter certeza de que é uma história real. Recebi muitas mensagens que me perguntavam: você realmente quer ir ao Brasil?. Acho que muitos estão interessados nessa minha amizade com os brasileiros e, especialmente, com a Gretchen. Além disso, todos estão curiosos para ver semelhanças e contradições culturais entre o Irã e o Brasil", finaliza.

Uma coisa é certa: os brasileiros também estão curiosos para saber como vai ser esse match. Samba com golfo pérsico será mais uma novidade do Carnaval 2020.

São Paulo