Topo

CarnaUOL

Canuto recusa trabalhar no Carnaval por lealdade à Globo: "Vou descansar"

Marcio Canuto, jornalista aposentado, em entrevista ao UOL Esporte - Diego Padgurschi
Marcio Canuto, jornalista aposentado, em entrevista ao UOL Esporte Imagem: Diego Padgurschi

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

19/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Ex-repórter da Globo, Márcio Canuto descansará pela primeira vez no Carnaval
  • O jornalista, que se aposentou em julho de 2019, assistirá aos desfiles em casa, com a família
  • Canuto chegou a ser sondado para trabalhar no Carnaval em 2020, mas recusou por lealdade à Globo

Símbolo da cobertura do Carnaval na Globo, Márcio Canuto passará a noite de desfiles pela primeira vez longe do sambódromo. O jornalista, aposentado desde julho de 2019, não aparecerá mais no meio do povo nas arquibancadas do Anhembi, em São Paulo, durante a passagem das escolas de samba.

O repórter de 73 anos, que já cobriu os desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro quase simultaneamente, escolheu passar o Carnaval de 2020 em sua casa, na capital paulista, descansando com a família, o que nunca ocorreu em mais de três décadas como repórter da Globo.

"Realmente, é a primeira vez que vou ficar em casa. Vou tomar banho na piscina, pegar sol. Estava nos Estados Unidos e voltei a São Paulo para fazer um trabalho, e aqui vou ficar com a mulher e os filhos. Vai ser um Carnaval baseado na tradição familiar", brinca Canuto em entrevista ao UOL.

Em casa, o repórter também vai dar aquela espiadinha nos ex-colegas —Michelle Barros, que cobria os desfiles com Canuto, foi promovida a apresentadora ao lado de Chico Pinheiro: "Eu vou dar uma olhada no pessoal que está trabalhando, porque passa um filme. Quantos carnavais na arquibancada eu já fiz. É um trabalho muito puxado, mas dava muito prazer".

Márcio Canuto cobrindo o Carnaval de São Paulo pela Globo, em 2017 - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Márcio Canuto cobrindo o Carnaval de São Paulo pela Globo, em 2017
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Lealdade à Globo

Desde que deixou a Globo, Márcio Canuto vem acumulando trabalhos como repórter, como na CCXP (Comic Con Experience), e na publicidade, como garoto-propaganda de sanduíche e até do "BBB 20" no Globoplay, plataforma de streaming da Globo.

"Acho que é inédito ser repórter e meses depois ser garoto-propaganda da mesma emissora! Segundo o pessoal, eu sou o cara que atinge todos os públicos, do garoto ao idoso. Tenho me divertido, aprendido coisas novas. Essa turma nova da publicidade é muito inteligente e criativa. Tem sido muito bom. Só tenho a agradecer", elogia.

Embora ainda esteja trabalhando mesmo após a aposentadoria, Canuto descartou qualquer possibilidade de cobrir o Carnaval em 2020. Segundo ele, é uma forma de respeitar a Globo, onde trabalhou durante quase 40 anos, em Alagoas (seu estado natal) e São Paulo (estado que o acolheu).

"Houve sondagens, mas esse ano disse não. No primeiro ano fora da Globo, vou trabalhar em outro lugar? É até uma questão de tradição, lealdade, gratidão, entende? A Globo foi muito correta e generosa comigo. Achei melhor ficar quietinho", avalia Canuto.

O jornalista, porém, não descarta voltar ao Carnaval, nem que seja desfilando em blocos ou em alguma escola de samba: "É possível fazer isso um dia, até para relembrar e vivenciar aquilo que mostrei durante tantos anos".

CarnaUOL