Topo

Rio de Janeiro

Com mudança de local, Desliga da Justiça acaba desfile com confusão no Rio

Mulher se desespera em confusão no Bloco Desliga da Justiça, no Rio de Janeiro - Marcelo de Jesus/ Divulgação
Mulher se desespera em confusão no Bloco Desliga da Justiça, no Rio de Janeiro
Imagem: Marcelo de Jesus/ Divulgação

Thiago Camara

Colaboração para o UOL, no Rio

08/02/2020 12h53

O Desliga da Justiça começou seu décimo primeiro Carnaval ocupando a rua Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. Parecia um filme ou um quadrinho repleto de heróis e vilões. Mas o novo local não agradou os foliões.

"Estavam imprensando a gente, empurrando e roubando", conta Luciana Ramos, moradora da Rocinha que foi com a filha pequena.

Dos lados da estrutura reservada ao bloco, houve aglomeração, empurra-empurra, foliões pulando os muros do Jockey Club Brasileiro e outros passando mal, nas grades de contenção.

O primeiro set do bloco teve que ser interrompido. Por determinação da Prefeitura do Rio, o bloco saiu da Praça Santos Dumont, na Gávea, há 200 metros do novo local.

"Bloco de rua é resistência. Tivemos um investimento alto e nos viramos para fazer acontecer. Estamos com todas as exigências aprovadas. Mas precisamos de parceria dos órgãos públicos", explica Leandro Monteiro, presidente do Desliga.

O UOL teve acesso ao mapa aprovado pela Prefeitura que indicava um local com uma rota de fuga pela Rua Major Rubens Vaz, diferente de onde o bloco foi obrigado a ficar.

O Secretário municipal de Eventos, Felipe Michel, afirmou ao UOL que a mudança foi uma decisão da Riotur. "Devido a inúmeras reclamações dos moradores do bairro e do entorno da Praça Santos Dumont", explica.

Apesar de a prefeitura estar presente no bloco com agentes da secretaria municipal de eventos, agentes da Riotur, não conseguiram evitar o tumulto. Coube aos organizadores do bloco agirem.

"O que a gente pode fazer, estamos fazendo. Abrimos a grade para os foliões em aperto entrarem na área de apoio do bloco", conta Leonardo Monteiro,

Para os próximos dias do Pré-Carnaval e durante a folia, o secretário fez um balanço da ação no Desliga.

"Tivemos um princípio de problema, mas tomamos medidas rápidas pensando sempre na segurança da população", explica o secretário.

Heróis e vilões mirins

Mesmo com os problemas, foliões e os 120 batuqueiros entraram no clima das fantasias elaboradas, como João Victor Machado de 13 anos, que desde os 4 acompanha o bloco, junto com seus pais.

"Como amanhã vai ter o Oscar e o Coringa está concorrendo, vim em homenagem a ele", conta o menino que começou a frequentar o bloco por ser fãs dos super-heróis.

Essa brincadeira de ver e ser um vilão ou herói também atraiu a servidora pública Sheila Colatino. Moradora da Pavuna, cerca de 20 km de distância do Jardim Botânico fez sua estreia como Mulher-Maravilha e levou o pequeno Arthur, de 5 anos.

"Ele ama super-heróis e já tirou foto com vários. Estamos muito animados, tanto a mãe, quanto o filho", afirma ela.

Crítica política

Carnaval é brincadeira, mas também é coisa séria. Para além dos heróis, a publicitária Vanessa Aguiar gastou um dia de trabalho para produzir uma fantasia de geosmina, a alga que gerou o cheiro e gosto barrenta na água distribuída pela CEDAE. E explicou o tom da sua crítica.

"O vilão nesse caso é o Witzel, o governo. Tem que ter uma Liga da Justiça completa para acabar com esse problema", brinca ela sobre a crise hídrica que assola o Rio de Janeiro desde os primeiros dias de 2020.

Até uma recente fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre servidores públicos foi tema de fantasia. Com uma placa, o servidor público Marcos Antônio, protestava: "Parasita é o senhor, ministro banqueiro".

"Ele não podia colocar no mesmo balaio servidores como professores, profissionais da saúde, policiais. Se ele quis se referir a alguém que tem privilégios, que indicasse os nomes.
Carnaval é o espaço de colocarmos a nossa crítica para fora porque estamos num ambiente democrático", disse ele

Rio de Janeiro