PUBLICIDADE
Topo

Fernanda Montenegro recita samba-enredo da Mangueira

Fernanda Montenegro recita samba-enredo da Mangueira

Do UOL

Colaboração para o UOL

Em São Paulo

23/01/2020 16h31

A artista plástica Adriana Varejão compartilhou em seu perfil no Instagram um vídeo que mostra a atriz Fernanda Montenegro declamando o samba da Mangueira, que levará para a avenida neste Carnaval um enredo de forte crítica social e política: "A Verdade Vos Fará Livre".

A tradicional escola do Rio de Janeiro, atual campeã do Grupo Especial do Carnaval, retratará na Marquês de Sapucaí Jesus como negro, índio e com corpo de mulher.

"Eu sou da Estação Primeira de Nazaré

Rosto negro, sangue índio, corpo de mulher

Moleque Pilintra no Buraco Quente

Meu nome é Jesus da Gente".

Assim os autores Manu da Cuíca e Luiz Carlos Máximo começam o samba-enredo da Mangueira. Em outro trecho, aparece uma crítica que seria ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

"Favela, pega a visão

Não tem futuro sem partilha

Nem Messias de arma na mão

Favela, pega a visão

Eu faço fé na minha gente

Que é semente do seu chão".

Por causa do tema, a verde e rosa lida com uma campanha de setores conservadores que, por meio de vídeos, textos e abaixo-assinados, manifestam-se contra a escola.

Em entrevista ao colunista Anderson Baltar, o carnavalesco Leandro Vieira falou das motivações do seu tema e antecipou um pouco do que será apresentado no domingo de Carnaval no Rio de Janeiro.

"Graças a Deus (risos)! Acho que uma das minhas contribuições à Mangueira tem sido essa. A possibilidade de propor coisas que façam com que a escola saia da bolha do Carnaval. Minha ideia é propor um diálogo vivo com a sociedade e sempre estarmos em pauta", disse.