Topo

Blocos de Rua

Salvador tem bloco de Carnaval formado só por mulheres contra o feminicídio

Bloco feminista As Poderosas desfila em Salvador - Divulgação
Bloco feminista As Poderosas desfila em Salvador Imagem: Divulgação

Thaís Sant'Anna

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • As Poderosas desfilará pelas ruas do bairro de Alto da Ondina
  • "Tivemos a ideia de fazer uma festa só de mulheres e mostrar que juntas podemos tudo", diz diretora
  • Maria Bonita, uma das figuras que representam a mulher nordestina, foi escolhida como símbolo do bloco

Pelo segundo ano consecutivo, Salvador terá o desfile de um bloco de Carnaval formado só por mulheres pelas ruas do bairro de Alto da Ondina. Trata-se do As Poderosas, que tem como intuito protestar contra o alto índice de feminicídios na cidade.

Em conversa com o UOL, Gilmara Silva Alves dos Santos, 27 anos, uma das nove diretoras do bloco, contou que o evento foi criado no final de 2018. "No dia 25 de dezembro tem um jogo de futebol em que só é permitido homens participarem. Aí, tivemos a ideia de fazer uma festa só de mulheres e mostrar que juntas podemos tudo. No processo de criação, nos ocorreu de abraçar uma causa e resolvemos protestar conta o aumento dos feminicídios na Bahia", contou ela.

Além disso, este ano o grupo também decidiu se unir contra a homofobia. "Pela comunidade LGBT, que também sofre com o preconceito e a violência", completou Gilmara.

Para o bloco, estão sendo vendidas 250 fantasias de Maria Bonita, uma das protagonistas do movimento do cangaço brasileiro, em um kit que vem ainda com acessórios, um copo e vale-alimentação, no valor de R$ 60 cada. Homens que apoiem as causas levantadas pelo grupo também são bem-vindos no desfile.

"Apostamos na Maria Bonita, que é uma das figuras que representam a mulher nordestina. É importante ressaltar que não estamos tendo apoio de nenhum patrocínio, apenas da comunidade. Para a produção das fantasias usamos recursos das nove diretoras e estamos cobrindo todos os gastos com o valor do retorno das vendas", explicou Gilmara.

Desfile do bloco As Poderosas

Quando: 19 de janeiro, às 13h30

Onde: Concentração no Colégio Evaristo Veiga, na Avenida Garibaldi

Quanto: R$ 60,00 (fantasia, alimentação, copo e acessórios). A bebida não está inclusa no valor.

Blocos de Rua