Topo

Fefito

Nem 'Tudo OK', nem 'Amor de Que': o hit do Carnaval é 'Ameno'

Folião com fantasia de "Dorime", meme do Carnaval - Reprodução/Twitter
Folião com fantasia de "Dorime", meme do Carnaval Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do UOL

23/02/2020 15h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Música de 1997 virou meme e ganhou as ruas neste Carnaval
  • Hit é cantado pelo grupo francês ERA, que já teve trilha em novela da Globo
  • Fantasias inspiradas na música têm sido constantes nos blocos

Todo ano, chegando a época da folia de Momo, surge a mesma questão: qual será o hit do Carnaval? Até então, as duas concorrentes mais fortes eram "Amor de Que", de Pabllo Vittar, e "Tudo OK", de Thaguinho MT, Mila e JS O Mão de Ouro. O que ninguém esperava, no entanto, era que uma música originalmente lançada em 1997 acabasse emplacando nos blocos, fantasias e memes. "Ameno", do grupo francês ERA.

Na internet, as piadas com o hit, que conta com um coral belga cantando, aparecem em profusão. O que pouca gente sabe, no entanto, é o que as palavras "Ameno" e "Dorime" significam. A resposta mais provável é que, juntas, sejam traduzidas para algo como "amenize a minha dor". Para o leitor que conseguiu passar incólume pelo meme, a coluna publica aqui o videoclipe, para que você recorde.

O grupo ERA já fez sucesso no Brasil antes e teve uma música na trilha da novela "Um Anjo Caiu do Céu", da Globo, estrelada por Caio Blat e Tarcisio Meira, em 2001. Na época, a banda chegou a vir ao Brasil e se apresentar no "Planeta Xuxa".

Agora, o sucesso é tanto que ganhou até versão em forró e outros ritmos.

No Carnaval, tem sido comum cruzar com pessoas fantasias de "Ameno", "Dorime" ou até mesmo "Latire", outra expressão usada na canção. A brincadeira começou na internet, quando uma foto de um ratinho vestido de bispo ganhou a legenda Dorime. A partir daí foi história.

E o grupo ERA segue ativo e produzindo material. Não duvide se ele acabar fazendo turnê por aqui graças ao nosso Carnaval.

Fefito