Topo

Rio de Janeiro

Salgueiro e Mangueira são favoritos na apuração do Carnaval do Rio

Em desfile, Mangueira faz crítica à falta de apoio ao Carnaval do Rio de Janeiro - Júlio César Guimarães/UOL
Em desfile, Mangueira faz crítica à falta de apoio ao Carnaval do Rio de Janeiro Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Anderson Baltar

Colaboração para o UOL, no Rio

14/02/2018 07h10

Nesta quarta-feira, a partir das 15h30, será realizada a apuração dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. O evento, tenso por natureza, promete ser ainda mais emocionante já que há um equilíbrio na disputa pelo título. Escolas como o Salgueiro e a Mangueira largam na frente, mas Portela, Mocidade, União da Ilha, Vila Isabel e Paraíso do Tuiuti também sonham com boas classificações. A apuração terá acompanhamento nota a nota no Placar UOL.

A incógnita será a visão dos jurados para o desfile da Beija-Flor de Nilópolis, que passou de forma ousada e conquistou a preferência do público, mas desagradou os críticos.

Na parte de baixo da tabela, onde as duas últimas serão rebaixadas, também há a expectativa de como os avaliadores viram o desfile da Grande Rio, escola de peso político inegável, mas que teve diversos problemas em seu cortejo. Cabe lembrar que, no ano passado, a Unidos da Tijuca, mesmo com um desfile caótico, não ficou em último lugar para os jurados. Império Serrano e São Clemente também viverão momentos de apreensão durante a leitura das notas.

O desfile foi avaliado em nove quesitos (bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços e fantasias). Cada quesito conta com quatro jurados, que atribuíram notas de 9 a 10 com fracionamento de um décimo. A nota mais baixa de cada quesito é descartada.

Na manhã desta quarta-feira, a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) realizará o sorteio da ordem de quesitos de desempate. Em caso de empate, vencerá a escola com as notas mais altas no primeiro quesito desta lista. Persistindo a igualdade, o desempate passará para o segundo ítem e, assim por diante, até que haja uma vencedora. O empate só é permitido caso duas escolas tenham pontuações idênticas em todos os quesitos. As seis primeiras classificadas se apresentarão novamente na Sapucaí no Desfile das Campeãs, no próximo sábado, a partir das 21h. A noite será aberta pela sexta colocada e será encerrada pela campeã de 2018.