Topo

São Paulo

Com apito dos Filhos de Gandhy, Gilberto Gil comanda público da Vai-Vai

Gilberto Gil é homenageado pela Vai-Vai em desfile - Simon Plestenjak/UOL
Gilberto Gil é homenageado pela Vai-Vai em desfile
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Do UOL, em São Paulo

11/02/2018 03h26

Homenageado pela Vai-Vai, Gilberto Gil levou para o Anhembi na madrugada deste domingo (11) uma tradição do Carnaval baiano: o apito usado pelos integrantes do Filhos de Gandhy, tradicional bloco de Salvador no qual o músico desfila há mais de 30 anos.

Com o apito, Gil levantou o público da escola da Bela Vista (centro de São Paulo), ao lado de sua mulher, Flora, e de um de seus filhos, Bem, no último carro, fechando o desfile.

O enredo "Sambar com féu eu vou!" lembrou a trajetória e os sucessos do baiano, como "Realce", "Refazenda" e "Lamento Sertanejo". O próprio samba citava trechos de músicas como "Domingo no Parque" e "Aquele Abraço".

Além disso, foram lembrados a prisão de Gil durante a ditadura e seu exílio em Londres, com um carro com cartazes de desaparecidos políticos, precedido por uma tropa de choque.

Gil veio com o tradicional traje branco e azul dos Filhos de Gandhy. "O samba, a bateria, os surdos, os tamborins, tudo isso é uma coisa extraordinariamente forte na cultura brasileira", apontou Gil, ao fim do desfile. "Depois, o samba, a melodia, a letra, o desfile de citações do meu trabalho todo. A história está muito bem contada, de uma forma muito simples, muito direta, com o povo podendo entender e cantar tudo".