Topo

Blocos de rua

Seios livres, leves e soltos: Afinal, pode topless no Carnaval?

Dagmar Bedê é integrante do bloco Sagrada Profana, de Belo Horizonte - Marcus Desimoni/Nitro/UOL
Dagmar Bedê é integrante do bloco Sagrada Profana, de Belo Horizonte Imagem: Marcus Desimoni/Nitro/UOL

Soraia Gama

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/02/2018 04h00

Época de muita pegação, azaração, muito beijo na boca... e muita passada de mão. Quem frequentou bailes de Carnaval (mesmo as matinês) no passado deve ter muita história para contar. Mas hoje a coisa mudou. As mulheres estão botando a boca no trombone, brigando por seus direitos em diversos movimentos feministas pelo mundo afora. E o Carnaval, festa onde o corpo feminino sempre teve as atenções voltadas a ele, não teria motivos para ficar de fora.

Nos blocos de rua pelo Brasil, mulheres deixam seus seios gritarem pela liberdade. Sejam eles pequenos, grandes, firmes ou não. Bonitos ou feios? Quem os define? Aliás, elas também querem se livrar do padrão de beleza imposto pela sociedade. "Nossa luta abrange várias demandas. Uma das motivações é o protagonismo feminino no cenário musical, onde não temos a mesma visibilidade que os homens”, diz Nara Torres, idealizadora da fanfarra Sagrada Profana, de Belo Horizonte, onde muitas mulheres saem com os seios à mostra.

A ideia surgiu em 2015, no contexto da chamada Primavera das Mulheres, quando milhares saíram às ruas para dar um cala a boca no machismo. Campanhas como #primeiroassédio ampliaram a discussão sobre temas feministas.

Musicista e professora, Nara explica que as mulheres do bloco buscam igualdade, respeito e lutam contra o assédio. “Não importa como a mulher está vestida, isso não é um convite [ao homem]. Meu corpo, minhas regras”, defende Nara, que rege 50 ritmistas e 25 sopristas. Entre musicistas, performers e amigos no apoio, a fanfarra chega a ter 90 pessoas. O cortejo de 2018, em Belo Horizonte, foi acompanhado por mil foliões.

Sabrina Cabral toca caixa no Sagrada Profana - Beth Freitas/Divulgação - Beth Freitas/Divulgação
Sabrina Cabral toca caixa no Sagrada Profana
Imagem: Beth Freitas/Divulgação

Pode mostrar ou é crime?

A advogada criminalista Luíza Nagib  Eluf explica que não existe uma lei que criminalize especificamente o topless. "A lei fala de ato obsceno. O topless das feministas é uma demarcação de direitos políticos e humanos da mulher. Está protegido pela Constituição. É um protesto contra a dominação masculina”, explica a especialista.

Segundo a advogada, desde que não haja violência, tudo é permitido no Carnaval. "Acho lindíssimo esse tipo de protesto. O que existe é a interpretação. Um policial militar pode levar a pessoa à delegacia, fazer o boletim de ocorrência, mas ninguém vai ficar preso. Se isso acontecer, chame um advogado”, alerta a jurista.

Sobre o que seria um possível atentado ao pudor, Luíza explica: "Não há definição precisa para pudor. O atentado ao pudor é muito subjetivo e depende do momento histórico e político que estamos vivendo", diz a doutora, mostrando apoio às causas feministas: "Somos donas do nosso corpo e não queremos que ditem nada. Nenhum homem pode exigir que uma mulher tire a roupa nem pode obrigá-la que coloque".

Medo do assédio?

Os blocos feministas até dão uma certa segurança à elas, mas inconvenientes acontecem. "No último cortejo, um amigo nosso, do apoio, viu dois homens comentando 'olha que gostosa, que peitinho lindo...' e fotografando as meninas. Na hora ele interveio, mas acontece. Infelizmente", lamenta Nara.

Para Sabrina Cabral, relações públicas que toca caixa no Sagrada Profana, o assédio vem acompanhando a vida da mulher não somente no período carnavalesco. “Tenho medo dele! Por isso a necessidade de desmistificar os mamilos. E eu me sinto segura dentro da fanfarra fazendo topless porque juntas somos mais e poderosas. É muito emocionante! Sensação de um grito de liberdade acompanhado a uma reflexão sobre a sociedade machista”, diz Sabrina.

Dagmar Bedê, também do Sagrada, cita uma frase do palhaço Marcio Libar: "'É preciso coragem, pois essa tem o mesmo tamanho do medo'. É isso. O medo tem de ser do tamanho da coragem. Nem maior nem menor. Está ali, batendo de frente", diz a palhaça, artista e produtora cultural.

"Sensação de liberdade e poderio total"

O momento da música "Vaca Profana" (Caetano Veloso) acaba sendo um convite a quem ainda está vestida. "A cena casa com a música e com a ideia do bloco. É uma sensação de liberdade e poderio total. Tem quem faça topless o tempo todo. Faz quem quer e se quiser", diz Dandara Pagu, criadora do Vaca Profana, nascido em Olinda no ano passado – neste ano o bloco estreou em São Paulo com 3 mil pessoas acompanhando o cortejo.

"Em 2015 fiz uma máscara e uma fantasia com textura de vaca. O policial me parou porque eu estava mostrando os seios. Daí fiquei com isso na cabeça e em 2016 nasceu o bloco", explica ela, que critica a exploração do corpo feminino: "A mulher não tem domínio sobre o seu corpo, que é uma das coisas mais vendidas nos comerciais. Até bem pouco tempo atrás, modelos apareciam seminuas em propagandas de cerveja, por exemplo. Mas são contra [a sociedade machista] quando ela quer mostrar seu corpo por vontade própria", diz Dandara, que também vê o topless como teste de aceitação. "O Carnaval sempre foi permissivo, mas ainda há muitas regras em cima das mulheres", defende.

São só mamilos!

As mulheres veem com bons olhos o topless desde que esteja dentro do contexto. Para Dagmar, os peitos desnudos vêm com uma força muito grande. “São só peitos. O homem fica sem camisa quando quer, mas a mulher não pode. Se tirar, é piranha. Por que o corpo da mulher tem de ser sempre objetificado, sexualizado? Por que se uma mulher mostra um pouco mais do seu corpo significa que ela quer alguma coisa [em um contexto sexual]?", questiona a produtora cultural. 

São meus peitos. Não é feio, não é errado, não é sexual. É um corpo feminino no espaço. E um corpo feminino no espaço deveria ser nada

Com uma bateria de quase cem mulheres, o paulistano Pagu também deixa as mulheres à vontade. A única regra é o repertório feminino. "A gente não discursa sobre isso [topless], mas a própria ação do bloco diz respeito à liberdade da mulher", explica Mariana Bastos, uma das idealizadoras do projeto. "Tem quem faça topless, mas não consigo dizer quantas. O bloco não tem estímulo nem reprovação quanto a isso", conclui Mariana.

Para Dandara, o Carnaval [desfiles de escola de samba] sempre explorou muito a questão do corpo feminino. E continua explorando. "É uma grande ilusão ficar botando estrelinha no mamilo ou tapa-sexo", critica. "Às vezes é só um minúsculo tapa-sexo. E vai me dizer que não está nu?", questiona.

Seios de fora, briga por direitos, manifestações dentro e fora do Carnaval... O feminismo é um processo para todos. "Não é simples. É uma construção e desconstrução ao mesmo tempo", diz a mulher à frente do bloco Vaca Profana, aberto a quem quiser participar. "O protagonismo é nosso [das mulheres], mas o Carnaval é de todos", garante.

E na Avenida, pode?

A modelo Tânia Oliveira tem quase duas décadas de Carnaval e nunca desfilou com os seios à mostra. "Em 2010 aconteceu um acidente com minha roupa e paguei um peitinho, mas foi sem querer. Não tenho nada contra, desde que esteja dentro do contexto. Estamos ali para vestir um personagem, assim como no ano passado desfilei como baiana e nesse ano venho como rainha de rodeio", antecipa a madrinha da Dragões da Real. Para ela é notório que a festa brasileira esteja mais comportada. "Acho que rola um cuidado maior com as fantasias femininas. Continua, claro, muito sensual, mas acredito que a exposição [do corpo] diminuiu consideravelmente."

Ensaio Tânia de Oliveira na Fábrica do Samba - Francisco Cepeda/AgNews - Francisco Cepeda/AgNews
Tânia Oliveira nunca desfilou com os seios à mostra na avenida
Imagem: Francisco Cepeda/AgNews

Não é preciso ir longe para ver que o Carnaval das escolas de samba ficou mesmo mais comportado nas últimas décadas. O nu frontal está proibido desde 1990, ano seguinte em que a modelo Enoli Lara desfilou nua pela União da Ilha.

Nem mesmo a Globeleza ficou de fora das mudanças. No ano passado, depois de 27 anos aparecendo apenas com pintura corporal, o símbolo do Carnaval da Globo surgiu usando figurinos que mostravam os diferentes Carnavais do Brasil: samba, maracatu, frevo, bumba-meu-boi. Em comunicado oficial a emissora disse que era para dar "mais espaço aos ritmos das festas tradicionais do país, à diversidade do povo brasileiro e à riqueza cultural do evento".

Claro que ainda podemos ver muitas mulheres e homens com pouquíssima roupa nos desfiles. Alguns casos chamam mais a atenção que outros, como a Mocidade Independente de Padre Miguel (RJ), que em 2015 levou para a Sapucaí um carro onde os foliões usavam apenas tapa-sexo. No mesmo ano, a Beija-Flor chamou a atenção pela grande quantidade de topless em uma alegoria com mulheres fantasiadas de africanas.

Para Luciana Silva, presidente da Tom Maior (SP), a questão do topless na Avenida tem muito a ver com os enredos que as escolas estão trabalhando, se cabe ou não dentro da proposta. "Nos últimos anos, ganharam muita força os enredos que homenageiam personalidades e cidades. Então não necessariamente cabe o topless nesses contextos. Cada vez mais o Carnaval se consolida como um traço cultural do País, uma manifestação que envolve e movimenta milhares de pessoas, de comunidades. Não é sinônimo de nudez", defende Luciana.

Welly Gomes  - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Welly Gomes fará sua estreia na Sapucaí com os seios à mostra
Imagem: Instagram/Reprodução

Índia não usa roupa

Welly Gomes, empresária e dançarina de Cuiabá, fará sua estreia na Marquês de Sapucaí com os seios à mostra no abre-alas da Estácio de Sá. "Tudo depende da proposta. O convite me foi feito devido às minhas características físicas. Eu sabia que uma índia deveria sair com os seios de fora", diz a moça, que desfila há 11 anos no Carnaval de Cuiabá (MT). Já na Unidos da Tijuca, Welly usará uma fantasia luxuosa, com muito brilho, cabeça e costeiro.

Mesmo longe de blocos feministas, Welly compartilha algumas opiniões. "Cada um pode fazer com o seu corpo o que bem entender. E no Carnaval não tem essa de pode tudo. Não pode desrespeitar as pessoas, não pode prejudicar a escola e, principalmente, não pode aceitar o que não te faz feliz."

A presidente da Tom deixa claro que a prioridade é sempre a escola e o enredo que está sendo desenvolvido. “Mas é claro que tem pessoas, homens e mulheres, que cuidam do corpo o ano todo e, quando chega o Carnaval, querem mostrar um pouco a mais. Mas isso só acontece se couber dentro do contexto do desfile”, diz Luciana.

Luciana Silva, Presidente da Tom Maior - Thiago Calil/Divulgação - Thiago Calil/Divulgação
Para Luciana Silva, presidente da Tom Maior, topless tem que ser estudado se cabe ou não na proposta do samba-enredo
Imagem: Thiago Calil/Divulgação

Nara, do Sagrada Profana acha interessante levantar a questão do topless nos blocos e nos desfiles de Carnaval. "Qual a diferença? Penso que nos blocos ele [o topless] vem da intenção, da energia. Não dizem que a maldade está nos olhos de quem vê? No final é a mesma coisa", finaliza a musicista.