Topo

Rio de Janeiro

Só deu Dandara Oliveira em ensaio da Vila Isabel nesta quinta

Dandara Oliveira, musa da Vila Isabel: Ensaio da escola agita ruas do Rio de Janeiro nesta quinta (1) - Marcelo de Jesus/UOL
Dandara Oliveira, musa da Vila Isabel: Ensaio da escola agita ruas do Rio de Janeiro nesta quinta (1) Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Giovani Lettiere

Colaboração para o UOL, do Rio

02/02/2018 11h19

O oitavo ensaio de rua da escola de samba Unidos de Vila Isabel, na noite desta quinta-feira (1º), não contou com a presença de sua rainha de bateria, Sabrina Sato. A apresentadora avisou que não poderia comparecer por conta do Baile da Vogue, em São Paulo, do qual foi mestre de cerimônias. Na ausência dela, quem brilhou à frente dos ritmistas da Vila no Boulevard 28 de Setembro foi Dandara Oliveira, princesa da agremiação, diretora da ala das passistas e professora de samba de Sabrina. 

Moradora do bairro de Vila Isabel, na zona norte do Rio, Dandara, de 29 anos, sambou durante quase duas horas, distribuiu sorrisos e posou para fotos com fãs. "Fui musa da escola durante seis anos e este ano estou estreando como princesa. Desde o início, sempre estou à frente da bateria para marcar as bossas, as paradinhas, as corridinhas e o tempo total, já que assino a coreografia da rainha. Já estou acostumada a ficar neste posto", explicou Dandara, que gostaria de, um dia, virar rainha de bateria: "Se eu disser que não, estou mentindo".
 
Ela sabe da diferença que Sabrina faz nos ensaios. "O sucesso dela é o meu sucesso. Ela brilhando, eu brilho também", reconhece Dandara, que há oito anos dá aulas de samba para a "japonesa". "Tudo o que ela sabe de samba, aprendeu comigo", vibra. A princesa já está ensaiando desde junho. Já Sabrina, há um mês e meio. "Fiz um intensivão com a Sabrina. Hoje em dia, com a tecnologia, tem o facetime, e nós conseguimos ensaiar assim na correria da reta final para o Carnaval. Ela em São Paulo e eu aqui no Rio", comentou Dandara, antecipando as coreografias que serão mostradas na Sapucaí na frente dos ritmistas de Mestre Chuvisco: "Vamos fazer uma corridinha, um giro e passos laterais, seguindo a bateria".
 
A dona de casa Carolina Mendes, de 29 anos, já assistiu a alguns ensaios no Boulevard 28 de Setembro, mas ainda não conseguiu ver Sabrina em ação e ficou arrasada ao ver que a apresentadora não compareceu nesta quinta-feira. "Poxa, queria vê-la. Vim até aqui para prestigiar a Sabrina e a escola de samba, claro", desabafou Carolina, que trouxe sua bebida num cooler para curtir com economia a folia perto de casa.
 
Frequentadora assídua dos ensaios de rua, a operadora de caixa Nívea Dias, de 33 anos, sentiu a falta de Sabrina. "O ensaio sem ela fica diferente. A presença da Sabrina chama mais atenção. Sem ela, a comunidade dá valor ao ensaio como um todo. Quando a Sabrina está, o foco é sempre ela. Acho que a Dandara até samba mais que Sabrina, mas não é a mesma coisa", comparou Nívea, moradora de Vila Isabel.
 
Sobre a não-realização de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí no Carnaval deste ano por conta do corte de verbas da Prefeitura do Rio, Marcelinho Emoção, diretor de harmonia da escola de samba, minimizou o problema. "Estamos focando mais na comunidade este ano. Para mim, não tem diferença de fazer o ensaio na Sapucaí do que fazer aqui no Boulervard 28 de Setembro. Lá, por exemplo, o ensaio não para. Aqui é o ensaio técnico de verdade, podemos parar e consertar as falhas", explicou ele.
 
O ensaio de rua foi aberto pela Velha Guarda, que esbanjou animação. Depois veio a ala das baianas, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, e as alas, com a bateria no fim, até chegar ao recuo, manobra que acontece na Sapucaí e que foi ensaiada também. O samba-enredo "Corra Que o Futuro Vem Aí", que fala sobre as novidades tecnológicas, foi cantado em coro pelos foliões que desfilaram na rua. E também pelo público, que lotou as calçadas do boulevard. Ambulantes aproveitaram para faturar uma grana extra vendendo bebidas e adereços de cabeça, como arcos de flores.