Topo

CarnaUOL

"Túmulo do samba" nada! Veja motivos para pular o Carnaval em São Paulo

Imagem aérea do Acadêmicos do Baixo Augusta, que em 2018 desfila no dia 4 de fevereiro - Marcos Camargo/UOL
Imagem aérea do Acadêmicos do Baixo Augusta, que em 2018 desfila no dia 4 de fevereiro
Imagem: Marcos Camargo/UOL

Do UOL, em São Paulo

30/01/2018 04h00

Mesmo que pareça improvável, é verdade: São Paulo se tornou um dos carnavais mais divertidos do Brasil. A cidade, que antigamente ficava abandonada pelos foliões que partiam para Rio de Janeiro e Salvador, hoje tem congestionamento de blocos durante todo o feriado. Caso ainda esteja em dúvida se vale a pena ficar na capital paulista para pular a folia, separamos alguns motivos para você ajudar a colorir essa cidade tão cinza.

 

Trânsito

Muita gente ainda prefere curtir o Carnaval em outras cidades com Carnaval ou pegar uma praia. O trânsito fica bem mais tranquilo - exceto nas proximidades dos blocos, é claro - e tudo fica mais fácil para você se deslocar entre uma folia e outra. Esqueça aqueles dias presos no engarrafamento de São Paulo para curtir a cidade mais vazia.

 

Aproveitar a cidade

Por ser uma grande metrópole, São Paulo naturalmente se tornou muito hostil quando falamos em usar a cidade como espaço público. A apropriação das ruas pelos blocos faz com que as pessoas aproveitem calçadas, ruas, praças e ajudam na revitalização de locais “esquecidos” pelo entretenimento, como a região central.

 

Variedade de eventos

Não curte marchinhas? OK. Não curte samba? OK. Não curte sol? OK. Em São Paulo, tudo o que vira moda nasce imediatamente com um leque imenso de opções para todos os gostos. Há blocos para família, para pegação, que tocam rock, sertanejo, axé e até festas de Carnaval com cara da folia de Salvador. Então não tem desculpa. Há festas e blocos para todos os gostos em SP.

 

Clima de bloquinhos

O público paulistano é carente de eventos na rua e abraçou de vez o Carnaval dos blocos. Então vale se fantasiar, fazer maratona de um bloco para o outro, encontrar amigos, conhecidos e passar o dia inteiro na folia. 

 

Estrutura

A estrutura para o evento nas ruas melhorou ao longo dos carnavais. Há banheiros químicos nos trajetos - boa parte das vezes bem utilizáveis -, o preço da cerveja ficou tabelado quando há patrocínio, e os percursos de alguns blocos, principalmente na Vila Madalena, contam com muitos estabelecimentos comerciais em seus trajetos.

 

Turismo

Se você for de fora de São Paulo, você vai curtir os blocos e pode se planejar para, de quebra, conhecer alguns pontos turísticos, como o Parque do Ibirapuera, avenida Paulista e a Vila Madalena, pontos onde a folia se instala durante todo o Carnaval.

 

CarnaUOL