Topo

Blocos de rua

Com cortejo de blocos, foliões "decretam" início do Carnaval no Rio

Foliões desfilam no Cordão do Boi Tolo na abertura do Carnaval não oficial do Rio - Giovani Lettiere/UOL
Foliões desfilam no Cordão do Boi Tolo na abertura do Carnaval não oficial do Rio Imagem: Giovani Lettiere/UOL

Giovani Lettiere

Colaboração para o UOL, no Rio

07/01/2018 22h22

Ainda faltam mais de 30 dias para o início oficial do Carnaval 2018, mas para a multidão de foliões que acompanhou os 17 blocos, orquestras e fanfarras que desfilaram pelas ruas e praças do Centro do Rio, neste domingo (7), o clima é de que a folia de Momo já começou mesmo. Já é Carnaval.

Orquestra Voadora e Cordão do Boi Tolo, por exemplo, atraíram milhares, encerrando à noite no cortejo no melhor estilo "arrastão" da Praça Quinze até a vizinha Praça Marechal Âncora. Também participaram do "encontrão" a Sinfônica Ambulante, Biquínis de Ogodô, Cordão da Bola Laranja, Me Enterra na Quarta e Vem Cá, Minha Flor, entre outros. O Cordão do Boi Tolo fechou a folia. O Boi Tolo, aliás, foi criado em 2006 de forma inusitada. O tradicional Cordão do Boitatá desmarcou seu desfile em cima da hora e muitos foliões acabaram indo até o cortejo mesmo assim. Os fãs do bloco não queriam ficar sem diversão e ali mesmo criaram o Boi Tolo.

Foliões acompanham cortejo de blocos no início não-oficial do Carnaval do Rio de Janeiro - Giovani Lettiere/UOL - Giovani Lettiere/UOL
Foliões acompanham cortejo de blocos no Carnaval do Rio de Janeiro
Imagem: Giovani Lettiere/UOL
A maioria dos foliões entrou no clima e já apareceu devidamente fantasiada. E sempre com irreverência. O analista de RH Renato Rocha, de 40 anos, estava vestido de "achocolatado" e segurando um canudo gigante. "Já é Carnaval, graças a Deus! O clima é esse, está funcionando já a folia", sentenciou ele, que foi para o Boi Tolo espantar, momentaneamente, a solteirice. "Fiquei com uma mulher, por enquanto. A gente sempre quer mais, né? Para a minha sorte, a mulherada adora chocolate", comemorou, às gargalhadas.

Nem a forte chuva que caiu por volta das 19h30 desanimou os frequentadores. Vestida como um unicórnio, Paloma Rezende, de 35 anos, fez coro a Renato. "É claro que o Carnaval já começou! Foram 17 blocos só hoje! Está todo mundo animado e já no clima", analisou.

Karina Soares curtiu o cortejo de blocos vestida como a artista mexicana Frida Kahlo - Giovani Lettiere/UOL - Giovani Lettiere/UOL
Karina Soares se vestiu como a artista mexicana Frida Kahlo
Imagem: Giovani Lettiere/UOL
A funcionária de uma empresa aérea Karina Soares, de 28 anos, concorda. "Com certeza o Carnaval já começou. O pré é a melhor parte, a mais animada, com apenas pessoas do Rio e muitos amigos reunidos. A galera já aderiu e é Carnaval", garantiu a foliona, vestida como a artista mexicana Frida Kahlo.

A engenheira química Camila Moura, de 27 anos, adorou o Boi Tolo, mas para ela a folia ainda não começou. "Só pelo fato de que trabalho nesta segunda-feira (8) bem cedo. O trabalho lhe faz ficar mais comedida no bloco por conta do dia seguinte. Mas o Boi Tolo está maravilhoso, cheguei às 17h30 e o clima já eh de Carnaval entre todos", reconhece.

Antigas marchinhas de Carnaval embalaram os foliões até as 21h30, muitos desde as 11 horas atrás dos blocos por diversas praças, mas sem perder a animação de jeito nenhum. Déia Santa Isabel, 63 anos, veio do bloco Prata Preta, que desfilou na Candelária. "No Carnaval eu aguento. Hoje foram dois blocos. Foi uma boa abertura. A única coisa ruim foi a falta de banheiros químicos", reclamou a professora.

Como a Desliga dos Blocos --que reúne os 17 deste domingo-- é independente e não integra o Carnaval Oficial organizado pela prefeitura do Rio, não há estrutura de banheiros químicos nem segurança. O UOL viu apenas policiais do projeto Centro Presente patrulhando de longe os blocos.