Topo

Anderson Baltar

Samba preferido da comunidade vence na Viradouro

Compositores da Viradouro comemoram samba vencedor da final - João Paulo Côrrea/Divulgação
Compositores da Viradouro comemoram samba vencedor da final Imagem: João Paulo Côrrea/Divulgação

30/09/2018 08h01

De volta ao Grupo Especial, a Unidos do Viradouro realizou, na madrugada deste domingo (30), a sua final de samba-enredo. Dentre os três sambas finalistas, a diretoria da vermelho e branca de Niterói optou pelo samba preferido pelos seus componentes. A obra é assinada por Renan Gêmeo, Bebeto Maneiro, Thiago Carvalhal, Ludson Areia, Jr. Filhão, Raphael Richaid, Ricardo Neves e Carlinhos Viradouro.

Campeã do Carnaval de 1997, a Viradouro retorna ao desfile principal após três anos de afastamento. E não mediu esforços para fazer um desfile que a qualifique para a briga pelas primeiras posições. Trouxe o carnavalesco Paulo Barros, o coreógrafo Alex Neoral e o mestre de bateria Ciça, que se somaram a um time já forte, composto pelo intérprete Zé Paulo Sierra e o  experiente casal de mestre-sala e porta-bandeira Julinho e Rute. E, nesta noite, a escola marcou mais um ponto em seu check-list: escolheu um belo samba, com dois refrãos explosivos e que emocionou a quadra com versos como “o brilho no olhar voltou”.

Em uma quadra belamente iluminada e com fogos de artifício em profusão, a Viradouro iniciou a programação apresentando um show de 1h20 em que seus principais sambas do passado se apresentaram em meio a coreografias precisas e uma cenografia minimalista, mas funcional. O suficiente para incendiar a quadra e dar a senha de que a noite seria especial.

O primeiro samba a se apresentar, da parceria comandada por Felipe Filósofo, fez uma apresentação bastante competente. Os torcedores e boa parte dos componentes da escola cantaram o samba, a despeito do andamento um pouco abaixo do desejável. Mas a catarse estava reservada para a apresentação seguinte. O samba de Renan Gêmeo provocou uma verdadeira avalanche de alegria na quadra. Cantado quase em uníssono pelos componentes, mostrou-se o mais adequado para o desfile da escola. O último samba a se apresentar, da parceria de PC Portugal, ressentiu-se do clima de fim de festa e passou de forma fria, provocando pouco entusiasmo.

A Viradouro será a segunda escola a desfilar no domingo de Carnaval, com o enredo “Viraviradouro”, assinado por Paulo Barros. A temporada de finais de samba do Grupo Especial carioca tem sequência na próxima quinta-feira (04), com a Beija-Flor de Nilópolis. Na sexta (05), é a vez da Portela. Já a União da Ilha do Governador faz sua final no sábado (06).

Ouça o samba abaixo

Confira o samba da Viradouro para o Carnaval 2019:
Conpositores: Renan Gêmeo, Bebeto Maneiro, Thiago Carvalhal, Ludson Areia, Jr. Filhão, Raphael Richaid, Ricardo Neves e Carlinhos Viradouro

SE TEM MAGIA, ENCANTO NO AR
EU VOU VIAJAR OUVINDO HISTÓRIAS
DE UM LIVRO SECRETO
MISTÉRIOS SEM FIM
VOVÓ DESPERTA A INFÂNCIA EM MIM
EM CADA CONTO SOU MAIS UM MENINO
QUE MUDA A SORTE E SELA O DESTINO
LANÇADO O FEITIÇO PRA VIDA VIRAR
PRO BEM OU PRO MAL É CARNAVAL
E NA FANTASIA
A MINHA ALEGRIA É UM SONHO REAL
NO REINO DA ILUSÃO
O AMOR SEDUZ O VILÃO
NUM CONTO DE FADAS, A FELICIDADE
ENCANTA O MEU CORAÇÃO PRA CANTAR
DEIXANDO A TRISTEZA DO LADO DE LÁ
E QUEM OUSOU DESAFIAR
A IRA DIVINA
VAGOU NO MAR
CEGO PELA SEDE DA AMBIÇÃO
CARREGANDO A SINA DESSA MALDIÇÃO
SERES DA SOMBRIA MADRUGADA
O MEDO CAMINHOU NA ESCURIDÃO
MAS A CORAGEM QUE ME FAZ LUTAR
É A ESPERANÇA, RAZÃO DE SONHAR
IMAGINAR E RENASCER
NO SOL DE CADA AMANHECER
DAS CINZAS VOLTAR
NAS CINZAS VENCER
QUEM ME VIU CHORAR
VAI ME VER SORRIR
PODE ACREDITAR, O AMOR ESTÁ AQUI
VIRAVIRADOURO ILUMINOU
O BRILHO NO OLHAR VOLTOU

Anderson Baltar