Topo

Anderson Baltar

O Ceará de Rachel de Queiroz e José de Alencar é o enredo da União da Ilha

União da Ilha espalhou aromas pela Sapucaí no Carnaval 2018 com enredo sobre culinária brasileira - Júlio César Guimarães/UOL
União da Ilha espalhou aromas pela Sapucaí no Carnaval 2018 com enredo sobre culinária brasileira Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

08/07/2018 20h58

Com feijoada em sua quadra lotada, a União da Ilha do Governador divulgou, na tarde deste domingo (8), o seu enredo para o Carnaval 2019. "A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu", desenvolvido pelo carnavalesco Severo Luzardo, pretende fazer uma exaltação ao Ceará baseada nos escritos de dois dos maiores autores de nossa literatura: Rachel de Queiroz e José de Alencar.

Partindo para o terceiro Carnaval comandando o barracão da União da Ilha, Severo revela que o enredo surgiu de um lampejo, a partir do momento em que soube da negociação da escola com empresários cearenses para patrocinar o desfile da agremiação. A ideia principal foi fugir dos tradicionais enredos de exaltação a pontos turísticos e trazer uma temática envolvente e de conteúdo cultural.

“Quando falamos em literatura, conquistamos as pessoas. Portanto, ao saber de uma proposta de enredo, fiz essa contraproposta de mostrar o Ceará a partir de tudo que Alencar e Rachel escreveram. Em todas as suas obras há pelo menos um parágrafo exaltando o povo, a cultura, a culinária, as tradições cearenses. É por esse caminho que iremos”, revela Severo. As negociações de patrocínio estão em andamento.

Logo da União da Ilha para o Carnaval 2019 - Divulgação - Divulgação
Logo da União da Ilha para o Carnaval 2019
Imagem: Divulgação

Um fato interessante que também será revelado pela União da Ilha na Sapucaí é que Rachel de Queiroz morou na Ilha do Governador. “Ela será o elo entre o Ceará, a Ilha do Governador e a União da Ilha, já que aqui morou e chegou até a escrever sobre o Carnaval da região muito antes da escola ser fundada”, explica o carnavalesco.

Escola de samba querida pelo público e famosa pelos sambas antológicos, a União da Ilha nunca foi campeã do Grupo Especial. Para se recuperar do décimo lugar no último Carnaval, Severo aposta na força do enredo e torce para que os compositores se inspirem para propiciar uma disputa de sambas em alto nível. “Precisamos de um samba que toque a alma do componente, que reflita a tradição da Ilha e o jeito do povo cearense, que é sempre tão alegre. Quero um samba que o componente cante com sorriso nos lábios”, ressalta o artista. A sinopse da União da Ilha está prevista para sair no final de julho e a disputa de sambas deverá ocorrer durante o mês de setembro e as primeiras semanas de outubro.

Anderson Baltar