PUBLICIDADE
Topo

Anderson Baltar

Clara Nunes será o enredo da Portela no Carnaval 2019

Anderson Baltar

Anderson Baltar é jornalista, formado pela UFRJ e tem 42 anos. Com mais de 15 anos de experiência na mídia carnavalesca, foi assessor de imprensa da União da Ilha e Império Serrano, produtor de Carnaval da TV Globo e trabalhou em coberturas de desfiles nas rádios Manchete e Tupi. Desde 2011, é âncora e coordenador da Rádio Arquibancada, web rádio com programação inteiramente voltada para o Carnaval. Em 2015, lançou o livro "As Primas Sapecas do Samba", ao lado dos também jornalistas Eugênio Leal e Vicente Dattoli.

23/05/2018 22h43

Em busca de recuperar o título perdido no Carnaval passado, a Portela anunciou, na noite de quarta-feira (23), o seu enredo para 2019.

Com o título de “Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir uma Sabiá”, a azul e branco homenageia um de seus maiores baluartes, a sambista Clara Nunes (1942-1983). O enredo será assinado pela carnavalesca Rosa Magalhães, que divulgará a sinopse em data ainda a ser definida.

Apesar de ser citada em outros carnavais da Portela, essa será a primeira vez que Clara Nunes será enredo da escola de Oswaldo Cruz e Madureira. No Carnaval de 1984, o primeiro após sua morte, ela foi um dos personagens do enredo “Contos de Areia”, que levou a escola a conquistar o título do desfile de domingo no primeiro Carnaval da era Sambódromo.

Em 2012, a cantora foi o fio condutor escolhido pelo carnavalesco Paulo Menezes para contar o enredo “... E o povo na rua cantando é feito uma reza, um ritual…”, sobre a Bahia.

O presidente da escola, Luis Carlos Magalhães, destaca que a escolha de Clara Nunes como enredo foi a forma de satisfazer um antigo desejo dos torcedores da escola: “Todo ano os portelenses cobram isso da gente".

Como neste ano como tem a data redonda dos 95 anos de fundação da Portela, e nós já estávamos falando que iríamos fazer um enredo contando algo da nossa história, ficou difícil não fazer”, explica.

A Portela, que ficou em quarto lugar no último Carnaval, divulgou a ideia central do enredo neste vídeo acima, que foi compartilhado em suas redes sociais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Anderson Baltar