Topo

Rio de Janeiro

Império Serrano é campeã da Série A e volta ao Grupo Especial no Rio

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

01/03/2017 20h12

O bairro de Madureira está em festa nesta Quarta-Feira de Cinzas (1). Depois do título de campeã do Grupo Especial da Portela, foi a vez da Império Serrano conquistar a vitória no Grupo de Acesso e o direito de voltar à elite do Carnaval carioca em 2018. As duas agremiações são praticamente vizinhas de quadras.

Com o enredo "O Meu Quintal É o Maior do que Mundo", inspirado no centenário do poeta Manoel.de Barros, a Império Serrano se sagrou campeã da disputa que começou acirrada com a Estácio de Sá e Unidos de Padre Miguel, mas depois da metade da apuração -- no quesito mestre-sala e porta-bandeira -- assumiu a ponta para não perder mais.

"Eu sabia que eu ia ganhar esse Carnaval porque eu fiz um desfile perfeito. Eu tinha certeza que os jurados estavam vendo aquilo que eu estava vendo. Está aí a prova. Oito anos sem título"

A Império Serrano já foi campeã do Carnaval carioca nove vezes, mas amargava a Série A desde 2010, ao lado de outras escolas tradicionais como Viradouro e Estácio de Sá, que também concorriam com boas chances de vitória. 
 
A escola homenageou na avenida o poeta Manoel de Barros, que completaria 100 anos se estivesse vivo. O desfile teve visual imponente, com fantasias caprichadas e carros alegóricos bem iluminados. O belo samba-enredo motivou os componentes a um desfile animado e de muita garra.
 
No Carnaval de 2018, a Império vai competir com outras 12 escolas na elite do Carnaval carioca. Isso porque na tarde desta quarta, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio decidiu que nenhuma agremiação do Grupo Especial cairia para a Série A, em solidariedade às escolas que enfrentaram dificuldades na avenida por causa de acidentes com carros alegóricos, que deixaram mais de 30 pessoas feridas.