Topo

Salvador

Com morte e violência a jornalistas, ACM Neto diz que PM foi "exemplar"

Prefeito de Salvador defendeu ação policial durante o Carnaval, mas assumiu que houve "excessos" - Divulgação/Alan Bahia
Prefeito de Salvador defendeu ação policial durante o Carnaval, mas assumiu que houve "excessos" Imagem: Divulgação/Alan Bahia

Felipe Pinheiro e Gisele Alquas

Do UOL, direto de Salvador

01/03/2017 07h53

ACM Neto elogiou a postura da Policia Militar durante o Carnaval de Salvador. Para o prefeito da capital baiana, a PM agiu de "forma exemplar", mesmo com os registros de abusos de autoridades.

No sábado, um folião de 39 anos morreu baleado por um policial no momento em que passava o trio da cantora Alinne Rosa, próximo ao camarote da Barra no circuito Dodô/Barra-Ondina. O PM foi preso em flagrante.

"Houve esse registro no começo do Carnaval, depois as coisas normalizaram. Não vamos julgar a polícia. O sujeito está trabalhando numa pressão dessa para garantir a segurança. Claro que uma festa com quase 2 milhões de pessoas na rua vai gerar incidentes. Eu acho que as posturas da polícia e da Guarda Municipal foram exemplar. É uma pressão, pode haver excessos", justificou ACM Neto à imprensa no Camarote Skol, nesta terça-feira.

Sobre a agressão da PM aos jornalistas Felipe Santana e Bruno Della Latta da TV Globo após desentendimento no circuito Osmar-Campo Grande, conforme noticiou o site "Noticias da TV", ACM Neto afirma que é um "caso isolado".

"Não posso afirmar nada sobre isso porque não sei. Os casos vão ser apurados e os esclarecimentos prestados, com toda transparência ao cidadão. São casos pontuais. Precisa aguardar as apurações da Secretaria de Segurança Pública", disse.

Questionado sobre o excesso de brigas e furtos devido ao tumulto que se forma no circuito Barra Ondina, o prefeito minimizou dizendo que houve redução de 25% dos incidentes referentes ao Carnaval de 2016.  "O que a gente observa é que há uma pressão no circuito Dodô por conta de certo esvaziamento do circuito do Centro. Vamos trabalhar isso ano que vem. Quando eu fortaleci o Carnaval dos bairros foi para equilibrar melhor a cidade. Ano que vem vamos buscar meios para o circuito Osmar", adiantou o prefeito.

No geral, ACM Neto classificou o Carnaval de Salvador 2017 como "extraordinário" e que já está planejando a folia baiana para 2018.
"Já estamos conversando. A prefeitura vai avaliar todo modelo de Carnaval, daqui há duas semanas eu pessoalmente vou começar a conversar com artistas e empresários e investidores, as pessoas que fazem a festa. Vamos inclusive gastar recursos com pesquisas para ouvir o folião não só na Bahia, mas fora. Queremos desenhar um modelo aperfeiçoado para 2018", contou.

ACM Neto evitou falar sobre a possível candidatura a governador da Bahia no ano que vem. Ele disse que só irá se pronunciar nos próximos meses.
"Não vou falar de eleição e política no Carnaval. Mas Salvador não é apenas dos soteropolitanos, é do mundo todo. Na hora certa vamos tratar de política", diz.                       

“Carnaval só o de Salvador”

Presidente da Saltur, Isaac Edington, comemorou os números do balanço do Carnaval. O aumento de turistas em relação a 2016, ele cita, se deve, entre outros fatores, à campanha antecipada da programação de verão. "A expectativa é de 750 mil turistas em Salvador, o que representa aumento de 10% em relação ao ano passado", disse.

O Carnaval deste ano superou, ainda, a quantidade de horas de programação musical. "Já computamos 825 horas de música, superando as 700 do ano passado. Não existe nenhum evento do mundo com mais de 800 horas de música. Só o Carnaval de Salvador. Desculpem as outras cidades brasileiras. Respeito muitos todos os carnavais, mas carnaval com C maiúsculo só o de Salvador", afirmou.