Topo

Rio de Janeiro

Filho de vítima da Sapucaí reclama de descaso e ironiza: "Segue o Carnaval"

Vítima de acidente com carro da Paraíso do Tuiuti, Lúcia Melo sofreu fratura exposta na perna - Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Vítima de acidente com carro da Paraíso do Tuiuti, Lúcia Melo sofreu fratura exposta na perna Imagem: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

28/02/2017 01h30

Na noite desta segunda (27), o filho de uma das vítimas do acidente com o carro alegórico da escola Paraíso do Tuiuti reclamou do descaso da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio) com sua mãe.

"Ao contrário do que está sendo divulgado pelos jornais e emissoras, não recebemos qualquer assistência da mesma. Nem mesmo uma ligação", reclamou Rafael Freitas em uma mensagem publicada no Facebook. "Como foi dito 'Segue o Carnaval'", ironizou.

Sua mãe, Lúcia Melo, 56, teve fratura exposta na perna e traumatismo craniano leve. Fotógrafa do site "Tititi do Samba", ela está internada no Hospital Municipal Miguel Couto. 

Lúcia Melo recebe visita de Crivella após passar por cirurgia na perna - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Lúcia Melo recebe visita de Crivella após passar por cirurgia na perna
Imagem: Reprodução/Facebook

Na publicação, Rafael conta que Lúcia considera ser "um grande milagre" estar viva depois do ocorrido. Lúcia passou por uma cirurgia na perna e segue internada. 

Liesa lamentou o ocorrido 

Na abertura da segunda noite de desfiles na Sapucaí, o presidente  da Liesa  Jorge Castanheira lamentou o acidente envolvendo o carro alegórico da escola Paraíso do Tuiuti, no domingo (26). "Nunca na história do Carnaval carioca aconteceu uma tragédia como essa. Lamentamos o episódio e estamos prestando solidariedade às vítimas", disse.

Castanheira afirmou que foi visitar uma das vítimas, que por estar no CTI não pode recebê-lo, e que pretende visitar amanhã as outras duas vítimas que permanecem internadas. Ele também agradeceu à Comlurb, aos bombeiros e a polícia que estão no Sambódromo.

O acidente

Pelo menos 20 pessoas, entre elas quatro jornalistas, saíram feridas do acidente com o carro que imprensou pessoas contra a grade do setor 1. Os feridos estavam na lateral da pista do sambódromo e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros. Dezessete pessoas já receberam alta.

Além de Lúcia, seguem internadas duas outras mulheres. Maria de Lurdes de Moura, 58, está em estado grave e respira por aparelhos. Elizabeth Jofre, 55, que também está no Souza Aguiar, saiu do setor de recuperação pós cirurgia, em observação. 

A alegoria, que pesa três toneladas e já havia apresentado problemas por causa da pista molhada pela chuva, perdeu o controle no início do desfile ao realizar uma manobra. Decorado com uma imensa figura de Carmen Miranda, a alegoria, que transportava cerca de 40 integrantes, se chocou com a arquibancada e cabines de rádio no setor 1 do sambódromo. Com o impacto, alguns componentes da Paraíso do Tuiuti chegaram a cair de plataformas. Chovia no momento do acidente.

Após cruzar a passarela do samba, o carro alegórico da agremiação, o último a desfilar pela escola, foi posicionado em um dos cantos da dispersão, na praça da Apoteose. Policiais da 6ª DP da Polícia Civil, que investigam o acidente, realizaram a perícia na manhã desta segunda-feira. Procurada pelo UOL, a Polícia Civil não deu mais informações sobre a investigação.