Topo

CarnaUOL

"Vi o carro prensando as pessoas na grade", diz fotógrafo ferido em desfile

Do UOL, em São Paulo

27/02/2017 03h44

Ao ver o carro alegórico desgovernado em sua direção, o fotógrafo Severino Silva decidiu pular a grade da Marquês de Sapucaí no desfile da Paraíso do Tuiuti, primeira escola a entrar na avenida neste domingo (26).

"Eu vi o carro vindo, empurrando e prensando as pessoas na grade", disse Severino ao UOL. Ele conta que para escapar do acidente se lançou por cima da grade. "Eu queria subir no carro. Estava com medo de ser atingido no quadril".

Vinte pessoas foram atropeladas e prensadas contra uma grade da Marquês de Sapucaí por um carro alegórico logo no início do desfile da Paraíso do Tuiuti. Os feridos estavam na lateral da pista do sambódromo e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros.

Severino teve ferimentos leves e foi atendido em um posto de atendimento na Sapucaí. O fotógrafo levou quatro pontos na perna esquerda e teve um machucado no braço. "Eu fui medicado ali mesmo e liberado".

Com 10 anos de experiência na cobertura da Sapucaí, o fotógrafo de "O Dia" conseguiu fotografar os feridos depois de ter sido atingido pelo carro alegórico. "Eu vi uma mulher que estava sangrando muito e fiz várias fotos até me tirarem de lá", diz.

A vítima é a fotógrafa do site Tititi do Samba Lucia Regina Melo, que teve fratura exposta na perna e traumatismo craniano leve. Ela havia sido internada no hospital Souza Aguiar, mas foi transferida para o Miguel Couto.

De acordo com o marido de uma das vítimas, que aparentemente quebrou o fêmur, a impressão foi de que o carro deu ré e pegou todos de surpresa. Segundo ele, as ambulâncias também demoraram para entrar na pista e atender os feridos.

Fatalidade, diz escola

A alegoria, que pesa três toneladas e já havia apresentado problemas por causa da pista molhada pela chuva, perdeu o controle no início do desfile ao realizar uma manobra e acelerar subitamente em seguida, batendo em quem estava no chão, entre eles quatro jornalistas. Chovia no momento do acidente.

Para retirar algumas vítimas que ficaram presas na grade atingida, os bombeiros tiveram que serrar as ferragens. "Foi uma fatalidade", lamentou um porta-voz da Paraíso do Tuiuti à agência Efe.

“A parte da frente do carro, com as rodas malucas que estavam usando e com a chuva, começou a tender para o lado esquerdo. Quando foi para o outro lado, ele se desgovernou um pouquinho e começou a encostar nas pessoas”, disse Elmo José, diretor da liga das escolas de samba do Rio.

Decorado com uma imensa figura de Carmen Miranda, a alegoria, que transportava cerca de 40 integrantes, também se chocou com a arquibancada e cabines de rádio no setor 1 do sambódromo. Com o impacto, alguns componentes da Paraíso do Tuiuti chegaram a cair de plataformas.

Após o acidente, o carro, o último a desfilar pela escola, estreante no Grupo Especial, foi posicionado em um dos cantos da dispersão, na praça da Apoteose, atrapalhando a visão do setor 13 das arquibancadas e levando o público às vaias.

Policiais da 6ª DP da Polícia Civil, que investigará o acidente, realizaram uma perícia na alegoria e a liberaram na sequência. A confusão atrasou a entrada da escola seguinte, a Grande Rio, segunda da primeira noite de desfiles.