Topo

Blocos de rua

Gretchen comanda multidão no Domingo Ela Não Vai, no centro de São Paulo

Gretchen arrasta uma multidão de foliões no bloco Domingo Ela Não Vai, no centro de São Paulo - Reinaldo Canato/UOL
Gretchen arrasta uma multidão de foliões no bloco Domingo Ela Não Vai, no centro de São Paulo
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

26/02/2017 17h51Atualizada em 27/02/2017 04h51

A cantora Gretchen fez o público rebolar muito na praça da República, em São Paulo. Atração principal da segunda edição do Domingo Ela Não Vai, a cantora atraiu milhares de pessoas ao bloco, cujo público visivelmente superou o do ano passado. Nem os organizadores, nem a Polícia Militar divulgaram estimativas de público.

Para tentar evitar problemas com a multidão, os organizadores iniciaram a dispersão do bloco pontualmente às 21h, uma hora mais cedo do prazo estipulado pela prefeitura para os blocos.

A festa terminou na praça da República, onde os acessos à estação da linha vermelha do Metrô estavam fechados. A ideia era evitar a aglomeração intensa nas plataformas e fazer o embarque aos poucos. Alguns foliões, no entanto, optaram por seguir para outras estações da região para conseguir voltar para casa. 

A Polícia Militar não tem divulgado números sobre as multidões que tem tomado as ruas da cidade, principalmente do centro da capital paulista no final de semana do Carnaval. Mas os organizadores dos três grandes blocos que desfilaram no sábado e no domingo --Tarado Ni Você, Agrada Gregos e Domingo Ela Não Vai -- afirmaram terem observado um aumento considerável no número do público no Carnaval deste ano.

O bloco Domingo Ela Não Vai saiu pelas ruas do centro de São Paulo por volta das 17h20, com mais de uma hora de atraso do que estava previsto. Não só o Vale do Anhangabaú como as ruas adjacentes também acumularam uma grande quantidade de pessoas que queriam ver o show de Gretchen, atração principal da festa. 

Antes de se apresentar, por volta das 19h, Gretchen saiu do Hotel Marabá escoltada por seguranças e enfrentou a multidão para chegar até o trio. Ela dividiu o palco com a musa do bloco, Candy Mel, vocalista da Banda Uó.

Mudanças

O trajeto deste ano foi bem diferente do que foi feito no ano passado, na primeira vez que o bloco Domingo Ela Não Vai foi para as ruas. Em 2016, a concentração aconteceu na praça do Patriarca, e o bloco percorreu ruas mais estreitas no centro. Mais de 50 mil pessoas participaram da festa em 2016, segundo a organização.

Neste domingo, era tanta gente que o som não conseguia chegar aos foliões que acompanhavam o bloco nas extremidades. Para a segunda edição do bloco, os fundadores conseguiram patrocínio, realizaram festas ao longo do ano e assim conseguiram recursos para contratar um trio maior e mais potente.

"Nós nos reunimos com a Prefeitura em janeiro, propusemos um trajeto, mas eles ofereceram outro para acomodar melhor o número de pessoas", disse Rodrigoh Bueno, um dos fundadores do bloco.

Clássicos do axé

Na concentração do bloco, os foliões foram animados pela vocalista da Banda Uó, Candy Mel --que é musa do bloco--, e pelo músico pernambucano Paulo Neto. DJs também tocaram durante o desfile pelas ruas do centro de São Paulo. 
 
A rainha do rebolado foi a atração principal em 2017. Segundo os organizadores, a ideia de convidar Gretchen para participar do Domingo Ela Não Vai foi, além de colocar todo mundo para rebolar, misturar o axé com o pop. 
 
O bloco foi fundado pelos amigos Rodrigoh Bueno e Alberto Junior, apaixonados por axé desde crianças. Curitibano e paulistano, respectivamente, eles criaram o bloco no ano passado para trazer o ritmo baiano para o Carnaval de São Paulo.