Topo

Salvador

Carnaval de Claudinha: cantora reza, fica nas redes sociais e economiza voz

Gisele Alquas

Do UOL, em Salvador

25/02/2017 20h38

Para se apresentar todos os dias no circuito Dodô/Barra Ondina, durante o Carnaval de Salvador, Claudia Leitte enfrenta uma maratona de cansar qualquer atleta. Acorda por volta das 8h, reza, come e já se prepara para a maratona. E que maratona! Afinal, ela se apresenta todos os dias no circuito com trajeto de cinco a seis horas. Maquiagem, acerta os últimos detalhes com a equipe e atende a imprensa, pessoalmente ou por telefone.

O UOL acompanhou as horas que antecedem a cantora subir ao trio, marcado para 17h45, direto da casa dela, que fica em um luxuoso condomínio em Salvador. A artista se produziu em seu próprio camarim --que possui um elevador que dá acesso aos quartos-- acoplado à sala de estar, decorada com um enorme lustre de cristal, muitos quadros, poltronas de estampa animal print, vasos e um porta-retrato de Claudia com o marido e os filhos. À frente da sala, porta e paredes de vidro dão acesso a piscina de borda infinita.

Depois de uma hora de espera, Claudia Leitte surge pronta descendo as escadas. Com um roupão para esconder o figurino, ela cumprimenta um por um e diz que está empolgada: "Vamos nessa". Faz fotos com seu maquiador Lavosier e segue para a van: "vai ser o melhor Carnaval da minha vida".

O veículo deixa a casa da cantora por volta das 15h30 com destino a Barra-Ondina. Na van, seguem o irmão, a fonoaudióloga que a acompanha há 13 anos, dois assessores, dois seguranças e três relações públicas da gravadora norte-americana Roc Nation, que pertence ao rapper e empresário Jay Z e que cuida da carreira internacional de Claudia.

"Eles vieram conhecer o Carnaval, são pessoas queridas que trabalham comigo há um tempo", conta ela ao UOL.

A cantora checa o Instagram, posta foto e conversa boa parte do trajeto em inglês seja com os norte-americanos ou seus assessores. Pergunta para o irmão as hashtags que deve colocar em uma das fotos e passa todo tempo bem-humorada.

Durante todo o trajeto, a cantora tem que interromper a entrevista para aquecer a voz com a fonoaudióloga.

Claudia Leitte maquiada - Gisele Alquas/UOL - Gisele Alquas/UOL
Imagem: Gisele Alquas/UOL

Preparação

"Só Deus para aguentar", responde Claudia Leitte ao ser questionada como se prepara para a maratona. A cantora dormiu oito horas, acordou por volta das 8h30, fez uma oração e tomou café da manhã. No cardápio, iogurte sem lactose com granola, batata doce e muita água de coco. No almoço, carboidrato, peixe e quinoa.

Claudia diz que tenta se manter tranquila para dar conta. Mesmo com tantos anos de Carnaval, é difícil controlar o frio na barriga. "Me emociono demais toda vez, a energia do carnaval baiano é inacreditável", diz ela.

Ela se divide entre Salvador e Los Angeles. Os filhos, Rafael e Davi, ficaram nos Estados Unidos com a avó: "mato saudade pelo face. Não deu para eles virem, têm escola". Os meninos são alfabetizados em inglês, mas a cantora só conversa com os dois em português: "eles falam inglês melhor que eu". O marido, Marcio, cuidava dos últimos ajustes do trio.

Focada também no mercado internacional, a cantora prepara um álbum em inglês que será lançado pela Roc Nation, contudo, prefere falar mais a respeito quando tudo estiver pronto. Ela também diminuiu o números de shows: "É muito desgastante fazer 40 shows por mês. Prefiro entregar qualidade do que quantidade".

Polêmicas e críticas

Claudia Leitte diz que ignora qualquer tipo de críticas envolvendo seu nome. Também evita comentar assuntos mais polêmicos. Recentemente ela foi obrigada a devolver 1,2 milhão ao Ministério da Cultura pelo uso indevido da Lei Rouanet em turnê realizada em 2013. 

Sobre os haters da internet, ela afirma que não bate boca e não absorve nada que falem mal ao seu respeito. "Eu não tenho que lidar com isso. É tanto amor que me cerca. Sempre vai ter o lado negro da força, mas Deus faz casting. São pessoas que falam mal de mim que não conheço, então vou ligar para quê? Caráter, a gente não transforma. E não da para agradar a todos e nem quero", dispara Claudia.

"Meu escudo são meus fãs, que lutam por mim. Fã é diminutivo de família", complementa.

Claudia Leitte encanta sob seu "navio" elétrico, em Salvador - UOL - UOL
Claudia Leitte encanta sob seu "navio" elétrico, em Salvador
Imagem: UOL

A entrevista é interrompida para Claudia "descansar" a voz. O trajeto da casa dela até circuito demorou 1h30 devido ao trânsito. Ao chegar, dois seguranças abrem passagem para o veículo chegar até o trio. Lá, a cantora é recepcionada por uma multidão de fãs que gritam por seu nome. Rapidamente, Claudia retoca a maquiagem, reza e sobe sob gritos.

Com o tema "Claudia Leitte a Bordo", a cantora transformou o trio em "navio elétrico". Seu microfone é personalizado fabricado por uma empresa alemã, a mesma que fornece para Madonna, Beyoncé e Rihanna.

"Eu estou muito feliz de ver vocês, estou me sentindo no lugar certo, na hora certa, cercada de pessoas certas. Neste lugar, com essa luz, esse sol, esse amor que só se encontra na Bahia. O ano acabou de começar", diz ela, dando as boas-vindas aos seus "marinheiros".