Topo

Recife e Olinda

Olinda abre Carnaval com Galo da Madrugada e Alceu Valença

Galo da Madrugada abre Carnaval 2017 em Olinda - Divulgação
Galo da Madrugada abre Carnaval 2017 em Olinda
Imagem: Divulgação

Daniel Lisboa

Colaboração para o UOL, em Olinda

24/02/2017 09h22

Era cerca de 19h de quinta-feira (23) quando um grande galo colorido surgiu na penumbra das ladeiras de Olinda. Foi o sinal definitivo de que, na cidade histórica pernambucana, não havia tempo para mais nada: restava vestir a fantasia e acompanhar o estandarte que descia a rua do Amparo, devidamente seguido por dançarinos, músicos e foliões.

Foi assim que chegou o Galo da Madrugada, agremiação símbolo do Carnaval do Recife. E, neste ano, seus integrantes foram até Olinda participar da abertura oficial da folia local, onde se encontraram com o Homem da Meia-Noite, bloco que tradicionalmente dá início ao Carnaval da cidade. As vielas foram divididas com outros blocos famosos, como o Pitombeira dos Quatro Cantos, Maracatu Piaba de Ouro, Cariri, Ceroula e Boi da Macuca.

O Carnaval em Olinda começou oficialmente às 17h. Aos poucos, os blocos começaram a pipocar pelas ruas, enquanto turistas munidos de latas de cerveja e copos de caipirinha se juntavam a eles. Nesse horário, a multidão ainda não havia desembarcado em Olinda e dava para circular com certa tranquilidade até nos pontos mais famosos de concentração de público, como o Quatro Cantos.

Foi só por volta das 21h que a movimentação aumentou. Os blocos seguiram todos até a Praça Monsenhor Fabrício, em frente à prefeitura, onde aconteceu o show de Alceu Valença.

Expectativas

Há dois dias em Olinda, Alex Lemim, de Osasco, na Grande São Paulo, comparava a festa. "Só a abertura do Carnaval aqui é melhor do que o Carnaval inteiro de São Paulo", disse. "E, aqui, você paga R$ 10 por três latões de cerveja. É outra realidade", comemorou ele, que estava acompanhado do amigo Ericton Ferreira, que há seis anos se mudou de Osasco para Olinda.

Morador de Olinda, Guilherme Montarroyos contou que desde 1998 pula Carnaval nas ladeiras da cidade. Fantasiado de Darth Vader, ele disse ter grandes expectativas para a festa deste ano. "Acho que a nova administração da cidade está fazendo coisas bacanas. Tem mais palcos e a prefeitura está gastando menos", disse ele, que concordou com a proibição de blocos nas ruas após a meia-noite. "Com todo esse problema da violência que estamos vivendo, acho necessário. Cansei de ver gente bêbada causando problema na rua de madrugada."

Katia Tavares, de Natal (RN), disse não ter dúvidas sobre qual deverá ser a maior diversão deste Carnaval. "Putaria, pode colocar aí", disse, aos risos. "Pode estar solteira, pode estar com namorado, tanto faz. Dá para fazer putaria."