Topo

Blocos de rua

Mergulho fantasiado e piscina de plástico refrescam foliões no Rio

Ana Paula Bazolli

Colaboração para o UOL, no Rio

19/02/2017 17h01

Na região central do Rio, Fogo e Paixão, um bloco, que, parado, concentra um grande número de foliões. Músicas bregas, muitas fantasias e galera ao delírio ao som que vai de Wando a Xuxa. No cartão-postal do Rio, Praia de Copacabana, Chora me Liga, com suas canções sertanejas, reuniu pessoas atrás do trio elétrico por dez quarteirões no domingo (19).

Calor? Que calor? Os dois blocos animados começaram no mesmo horário, por volta das 10 da manhã, e a disputa no quesito animação foi acirrada. Piscina de plástico para o staff do bloco e caminhão-pipa para os foliões refrescaram o "fogo" que fazia no Centro.

Pedrita e Ana Paula pediram a uma vizinha alguns acessórios bregas à la Viúva Porcina (personagem de "Roque Santeiro") e já estavam caracterizadas às 7 da manhã. De turbante e cílios postiços, Pedrita explicou a escolha solidária do acessório. "Minha amiga está fazendo tratamento para o câncer, e o cabelo está caindo. Para ela se animar, bolei várias fantasias que têm peruca", disse Ana.

19.fev.2017 - As amigas Pedrita (de azul) e Ana Paula se inspiraram na Viúva Porcina, de "Roque Santeiro", para o bloco Fogo e Paixão, no Rio - Ana Paula Bazolli/UOL - Ana Paula Bazolli/UOL
19.fev.2017 - As amigas Pedrita (de azul) e Ana Paula se inspiraram na Viúva Porcina, de "Roque Santeiro"
Imagem: Ana Paula Bazolli/UOL

Che Guevara também curte Carnaval de rua, segundo o advogado Leonel Pittzer, de 34 anos. "Escolhi essa fantasia porque aqui é momento de mostrar também o que pensamos sobre política. Tá rolando uma identificação. Muita gente está curtindo", disse.

Os cachorros de raça de Brasília, formados por amigos de infância, estavam encoleirados por suas esposas. "Ontem fomos de Escolinha do Professor Raimundo. Todo ano a gente vem pro Rio no pré-Carnaval e se fantasia. Essas músicas são muito da nossa época", diz um deles, o engenheiro George Marsicano, de 40 anos.

Uma cena linda de se apreciar: com a mesma fantasia de borboletinha, mãe e filha curtiam o "Chora me Liga". Dany Pichulla, de 29 anos, carregava a pequena Giullia, de 1 ano, no colo e usava uma sombrinha para se proteger do sol. "Sempre comemorei meu aniversário no Carnaval e ela nasceu dia 3. Tem que ser igual à mãe. Ela gosta de se divertir e não tem medo da bagunça. Faço tudo com ela, meu chaveirinho", disse

"E essa boca aí, ela só fala ou também beija?", trecho de uma canção de Bruninho & Davi, foi o tema de placas divertidas de três rapazes de Niterói que estão beijando muito. "Está funcionando e sendo um sucesso. Não tô contando quantas estou beijando, mas já foram muitas", se vangloria o recepcionista Eduardo de 20 anos, ao lado dos amigos Danilo e Jonathan. "É igual gol do Neymar, depois de um tempo não conta mais", brinca.

19.fev.2017 - Foliãs do bloco Chora Me Liga, em Copacabana, a Batgirl e a Mulher-Maravilha se refrescaram no mar - Marco Antonio Teixeira/UOL - Marco Antonio Teixeira/UOL
19.fev.2017 - Foliãs do bloco Chora Me Liga, em Copacabana, a Batgirl e a Mulher-Maravilha se refrescaram no mar
Imagem: Marco Antonio Teixeira/UOL

Mergulho de fantasia

Quem resiste a um delicioso banho de mar com roupa e tudo nesse sol? De Coringa, Gabriel de França e a amiga Karina Nunes, se jogaram sem medo de ser feliz. "Fui ontem pra uma festa a fantasia e aproveitei a roupa. Com esse calor, não tem como não me jogar", disse o estudante.

Beatriz da Silva provou que Mulher -Maravilha não tem medo de água gelada e também pode salvar vidas no mar. A gata de 19 anos entrou na onda com a amiga Batgirl. "Já vim de maiô pra isso", contou.

O Carnaval ainda nem começou e o pessoal já está entregando os pontos. O casal Igor e Samanta foram virados de um bloco ontem e deram perda total ali mesmo na calçada de Copacabana. "Espero que ela tenha fôlego pro Carnaval", brincou ele, enquanto a namorada caía no sono.