Topo

Rio de Janeiro

Após 16 anos como passista, Bianca Monteiro estreia como rainha na Portela

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

13/02/2017 04h00

Ela é de Madureira. Aos 13 anos, chegou à quadra da Portela para ser passista e seguir um sonho seu -- e mais ainda do pai, um diretor de harmonia da escola: ser a rainha da bateria. E não é que 16 anos depois Bianca Monteiro ganhou o posto? Ela vai sair à frente dos ritmistas da Tabajara do Samba no quinto desfile da segunda noite do Carnaval 2017 na Sapucaí.

Convidada pela diretoria portelense e coroada em outubro, Bianca não esconde o orgulho. A Portela é uma das agremiações que, em 2017, optaram por prestigiar uma cria da casa e não uma celebridade. “Sei que minha escolha surpreendeu as pessoas, mas eu quis muito ser rainha. Tive ajuda e apoio de todos. Sou grata a Nilce Fran, a Valci Pelé, às minhas colegas passistas e aos diretores, mas especialmente a minha família”, conta Bianca, orgulho do pai, Paulo Monteiro .

Portelense doente e amante do samba, Paulo acompanha a filha em todos os lugares nesse reinado e, atualmente, aprova o namoro da moça com um rapaz que também é do meio do Carnaval. "Quando eu era mais nova, eu tive um namorado que não gostava muito do meu trabalho, reclamava da minha dedicação à escola e aí eu fiquei bem balançada. Meu pai tomou birra e até cortou a minha mesada. Há dois anos, estou com o Vicente Jorge, que me apoia em tudo, e aí está tudo certo", entrega.  

Rainha de bateria da Portela não abre mão de andar à vontade pelas ruas de Madureira  - André Rodrigues/UOL - André Rodrigues/UOL
Rainha de bateria da Portela não abre mão de andar à vontade pelas ruas de Madureira
Imagem: André Rodrigues/UOL
Conhecida no meio como 'Beyoncé do Samba' por causa dos longos cabelos loiros e as medidas generosas -- especialmente no quadril -- tal como a cantora americana, Bianca garante que a semelhança está só na aparência física. “Eu não canto nada. Meu lado artístico, meu lado show é mesmo a dança”, avisa a mulata, que é passista profissional. Ela faz shows pelo Brasil e já integrou o grupo de dança de salão dos shows de Dudu Nobre.

E é também a dança que ajuda Bianca a manter o corpão. “Como tudo e nunca tive tendência para engordar. Pelo contrário. Nesses dois meses que antecedem o Carnaval, chego a emagrecer por causa dos ensaios e dos eventos oficiais", entrega a rainha de bateria, que é uma cozinheira de mão cheia e não é muito de fazer dietas. “Lá em casa quem manda na cozinha sou eu e não gosto que mexam nas minhas panelas.” Por causa dos dotes culinários, Bianca desistiu da faculdade de direito e vai cursar no próximo semestre gastronomia.

Vaidosa, mas sem exageros, Bianca admite ser bem moleca, do tipo que apronta com os amigos em troca de boas gargalhadas. Outra confissão da bela tem a ver com seu figurino preferido na hora de bater pernas e ir às compras em Madureira. “Adoro brilho, roupas bem transadas, mas quer me ver feliz é quando coloco um shortinho, uma camiseta básica e uma sandália rasteira. Eu adoro essa coisa natural.” 

Faltando pouco mais de 20 dias para o início do Carnaval, Bianca está nervosa, ansiosa e emotiva por causa do desfile, mesmo com experiência de anos na Sapucaí. “Passa um filme na cabeça desses 16 anos de Portela. Faço isso há 16 anos, mas tudo é muito novo, tudo muito diferente, A comunidade está apostando muito em mim, sou a rainha deles, e a responsabilidade aumenta ainda mais. Eu já sinto um friozinho na barriga e a emoção à flor da pele. Se eu sinto isso em cada ensaio, imagina no dia mesmo. Não posso dar um treco”, brinca.

**Beleza:Luiz Otavio Cabral/Figurinos: Wamp/Acessórios: Diviníssimas. Agradecimentos: Blue Tree Premium Design Rio de Janeiro

Bianca não esconde ansiedade com a aproximação do Carnaval. "Não posso dar um treco" - Andre Rodrigues/UOL - Andre Rodrigues/UOL
Bianca não esconde ansiedade com a aproximação do Carnaval
Imagem: Andre Rodrigues/UOL