PUBLICIDADE
Topo

Blocos de rua

Orquestra Voadora reforça time de superblocos cariocas no Carnaval de SP

A Orquestra Voadora -- conhecida por fazer arranjos inovadores de sucessos da MPB e hits internacionais -- em desfile no Aterro do Flamengo, no Rio, no Carnaval de 2015 - Carlão Limeira/UOL
A Orquestra Voadora -- conhecida por fazer arranjos inovadores de sucessos da MPB e hits internacionais -- em desfile no Aterro do Flamengo, no Rio, no Carnaval de 2015
Imagem: Carlão Limeira/UOL

Jussara Soares

Colaboração para o UOL

27/01/2017 12h10

Um dos blocos mais queridos do Rio de Janeiro, a Orquestra Voadora vai pousar pela primeira vez com um desfile oficial no Carnaval de São Paulo. Ainda sem local definido, o cortejo vai às ruas no dia 4 de março, às 10h.

O grupo carioca também não é um desconhecido dos paulistanos. Em 2016, se apresentou no concurso de fantasias promovido pela prefeitura na avenida Paulista.  Dessa vez, a produção do desfile é da empresa Pipoca, responsável pelos desfiles em São Paulo do Monobloco e do bloco Bicho Maluco Beleza, com Alceu Valença.

A Orquestra Voadora, fundada em 2008, se apresenta com uma formação baseada nas antigas fanfarras musicais, com trompete, trombone, tuba e sax. Sem um vocal, metais e percussão tocam sucessos da MPB e hits internacionais. 

O cortejo ainda tem como destaque a presença de pernas de pau e acrobatas, que dar um ar circense à folia.

“A Orquestra é um bloco que quem conhece não esquece. Por isso, resolver fazer essa parceria e trazê-los para São Paulo. A apresentação será a mais próxima do Rio possível”, diz o produtor Felipe Menasche, da Pipoca.  Dois ônibus do Rio, com músicos e artistas, virão para o desfile em São Paulo. 

Entre os grandes blocos cariocas que desfilam no Carnaval paulistano estão Sargento Pimenta, Monobloco e Bangalafumenga.