Topo

CarnaUOL

Sem economia: Irmãs Minerato gastam cerca de R$ 30 mil para o Carnaval

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

25/01/2017 12h01

Imagina todo começo de ano ter que desembolsar o valor de um carro popular em uma roupa para usar por apenas 60 minutos. Pode parecer loucura, mas este orçamento já faz parte da vida das irmãs Tati e Ana Paula Minerato há mais de 15 anos. Rainha de bateria e musa, respectivamente, da Gaviões da Fiel, as duas não economizam na hora de confeccionar suas fantasias com penas, plumas e pedrarias para fazer bonito na avenida. 

"É um sonho que se renova a cada ano, e a concretização daquele momento que você sonha o ano todo. Quanto vale o seu sonho? Não tem preço. Todo ano quero estar ali naquele momento e não existe lugar no mundo que eu gostaria de estar. Tem gente que pode falar que é loucura, mas para a gente não é. É uma coisa que já está na nossa rotina, nos nossos planos do ano todo e o dinheiro uma consequência", explica Ana Paula. "Isso tudo faz parte de um grande show", diz Tati.

Após ser a nona colocada no Carnaval do ano passado, a Gaviões corre atrás do troféu de primeiro lugar com o tema "Com as mãos e a garra de um povo sonhador, surge o contraste de uma nova metrópole - Sampa, lugar de sonhos, oportunidades e esperança". Nascidas e criadas na Zona Norte de São Paulo, as irmãs estão adorando homenagear a cidade em que nasceram. 

"Amo São Paulo porque é aquela cidade que não para, tem o que fazer em qualquer horário. Nasci em São Paulo e hoje moro em Arujá, que é grande São Paulo, e lá eu vejo essa diferença, apesar de ser próximo, nada acontece depois das 22h. Venho diariamente para a capital", diz Tati.

Ana Paula conta que ama tanto a cidade que quase não consegue se aguentar quando viaja. "São Paulo tem tanta coisa boa, os melhores shoppings, parques, nos falta uma praia, mas temos o litoral bem pertinho. Toda vez que viajo fico agoniada porque não aguento ficar longe daqui. Todos os lugares do Brasil têm seu valor, mas amo minha cidade".

Não larga a escola

Tati quer continuar na escola mesmo quando deixar a coroa - Iwi Onodera/UOL - Iwi Onodera/UOL
Tati quer continuar na escola mesmo quando deixar a coroa
Imagem: Iwi Onodera/UOL

Há 15 anos na Gaviões dá Fiel e dez à frente da bateria, Tati faz planos para continuar desfilando mesmo se deixar o posto tão cobiçado por tantas. "Apesar de ser até conhecida, sou uma rainha da comunidade, a Gaviões é a minha escola do coração, a que me viu crescer, me acompanhou durante todo esse tempo, somos uma família. Tenho muito respeito por todos da escola. Quero continuar em outros setores da Gaviões quando deixar a coroa".

Tati se anima em ser uma referência para as meninas mais jovens que sonham com a coroa da agremiação. "Comecei com 12 anos como passista e um dia desses uma menininha de três anos imitou exatamente tudo que eu fazia. Fico muito feliz com esse reconhecimento, me lembrou um pouco quando eu era criança e fico ainda mais feliz porque um dia ainda vou poder passar essa coroa para uma dessas meninas que vejo lá".

"Estou para agregar"

Ana Paula acha que qualquer dinheiro gasto vale a pena pelo desfile - Iwi Onodera/UOL - Iwi Onodera/UOL
Ana Paula acha que qualquer dinheiro gasto vale a pena pelo desfile
Imagem: Iwi Onodera/UOL

Assim como a irmã, Ana Paula também cresceu na comunidade e já chegou a recusar convites para desfilar em outras escolas. "Já me convidaram até como rainha, mas meu coração está na Gaviões, não tem como explicar, não me vejo em outra escola. Se acontecer de um dia eu sair da escola, talvez eu passe a assistir o Carnaval de fora da avenida".

A modelo também se preocupa com o rendimento de sua performance dentro da escola e não gosta muito de quem só frequenta os ensaios para aparecer nesta época. "Tem gente que só aparece nessa época por causa de mídia, existem essas meninas, mas não busco só colocar minha latinha para aparecer, tudo na minha vida busco para agregar algo se não acontece me sinto meio inútil".

Tratamento de imagem: Mari Calvente
Assistente de fotografia: Fernanda Schimidt