Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Artista faz releitura de quadros famosos com cachorros como protagonistas

Artista pinta cachorros em obras de arte - Reprodução/Instagram
Artista pinta cachorros em obras de arte Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2020 10h14

Há dez anos, quando ainda trabalhava como garçom no bar Zé Presidente, em São Paulo, o artista plástico argentino Tarik Klein decidiu começar a fazer releituras de quadros famosos, mas de um jeito bastante inusitado. No lugar de personagens e outros elementos centrais das obras ele pintava cachorros. Difícil imaginar? Dê só uma olhada:

Um dos primeiros modelos de Klein foi justamente o Zé Presidente, vira-lata que dava nome ao bar em que ele trabalhava. Logo as obras começaram a fazer tanto sucesso que ele passou a se dedicar mais aos "quadros caninos" e começou a comercializá-los tanto em pontos turísticos ligados à arte de rua em São Paulo (como o Beco do Batman) quanto pela internet. Mais recentemente, o artista juntou-se a um projeto solidário e ilustrou calendários que estão sendo vendidos para arrecadar fundos para as ONGs do Marcelinho Protetor e Natureza em Forma.

A iniciativa dos calendários é da Celebridade Vira-lata, uma organização que há doze anos lança esses produtos e que, com a venda deles, já conseguiu promover ações educativas e de castração que atenderam a mais de 10 mil animais carentes, segundo informa o site. Ao todo, 132 cãezinhos já protagonizaram os Calendários Celebridade Vira-Lata.

Entre as releituras feitas por Tarik Klein para a edição deste ano estão O Abaporu, de Tarsila do Amaral (que virou O Auauporu), o Autorretrato, de Van Gogh (Auautorretrato) e o Tropical, de Anita Malfatti (Tropicão).

Veja algumas outras versões das obras caninas feitas pelo artista e disponíveis em seu site: