Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Seu cachorro não faz as necessidades no lugar certo? 4 dicas salvadoras

Já ouviu falar no educador sanitário? Veja produtos para ajudar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo - Reprodução/GettyImages
Já ouviu falar no educador sanitário? Veja produtos para ajudar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo Imagem: Reprodução/GettyImages

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/10/2020 04h00

Quem já teve um cachorro, filhote ou não, vivendo dentro de casa sabe que o processo de educá-lo para fazer as necessidades no lugar certo pode ser bastante cansativo e requer persistência. Mesmo nos momentos de impaciência, é preciso cuidado para não tornar a experiência traumática para seu cãozinho, que afinal de contas também está vivendo aquilo pela primeira vez e precisa de comandos claros - e não violentos - para assimilar quais áreas são ou não permitidas.

Felizmente, existe uma série de técnicas e recursos dos quais você pode lançar mão para tornar o processo mais eficaz e rápido, e alguns deles são os produtos desenvolvidos pelo mercado pet especialmente para ajudar os cachorros a fazerem as necessidades no lugar certo. Eles são ainda mais úteis se você pretende educar um cãozinho adulto, que já chegou em casa com uma série de hábitos antigos.

Confira quatro destes produtos que podem ajudar nessa missão!

Eliminador de odores

Uma regra de ouro no adestramento de cães para fazer as necessidades no lugar certo é sempre higienizar muito bem os lugares não permitidos onde eles costumam fazer xixi e cocô, como cômodos da casa e até tapetes ou colchões. Encontrou um xixi do seu pet no meio do corredor? O aconselhado é não repreendê-lo ou usar a situação de lição, mas apenas limpar e remover o máximo o cheiro deixado naquele local, para que ele não entenda o espaço como "território marcado" e volte a fazer as necessidades por ali.

Para ajudar nessa limpeza, diversas marcas do mercado pet comercializam eliminadores de odor em spray ou mesmo desinfetantes com essa finalidade, que podem ser dissolvidos em água e aplicados no chão.

Repelentes

Você já higienizou com o eliminador de odores os locais errados onde seu pet costuma fazer as necessidades e, ainda assim, ele sempre volta a urinar por ali. Essa situação é especialmente desconfortável quando se trata de lugares difíceis de serem limpos, como tapetes e carpetes.

Nestes casos, você pode associar o uso do eliminador de odores ou desinfetante a um outro produto: o repelente. Já que é produzido com um aroma desagradável para cães e gatos (mas não para humanos) o repelente afasta o pet dos locais onde o produto foi aplicado e eles tendem a não fazer as necessidades por ali. Os repelentes são usados até mesmo para impedir que os animais arranhem ou mordem móveis da casa como o sofá.

Educador sanitário

O princípio do educador sanitário é exatamente o inverso do repelente: ao invés de afastar os cães, ele faz com que eles sintam vontade de fazer as necessidades exatamente onde o educador foi aplicado.

Então, além de eliminar o odor dos locais da casa onde o cachorro fez xixi ou cocô, de usar o repelente naqueles inapropriados em que ele insiste em fazer (ou onde você quer garantir que ele jamais faça), use também o educador para incentivá-lo a fazer as necessidades no local correto.

O produto é fabricado por diversas marcas e geralmente vendido em frascos de spray, que facilitam bastante a aplicação.

Tapetes higiênicos

A melhor forma de indicar ao cachorro o local onde ele deve fazer as necessidades é forrar a região com jornais ou tapetes higiênicos para pets. A vantagem dos tapetes é que como são feitos exatamente para essa função, são capazes de absorver o xixi (não deixando o local todo molhado e desconfortável para o pet), ajudam a conter os odores e muitos vem até mesmo com o aroma do educador sanitário, que incentiva os animais a fazerem as necessidades ali.

Também já é possível encontrar tapetes higiênicos laváveis, que permitem a reutilização e por isso são mais econômicos e ecológicos.