Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

É possível ter cachorro morando em apartamento? Veja algumas dicas

É possível ter cachorro morando em apartamento? Veja algumas dicas - Reprodução/gettyImages
É possível ter cachorro morando em apartamento? Veja algumas dicas Imagem: Reprodução/gettyImages

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/10/2020 04h00

Uma adoção responsável envolve, entre outras coisas, a reflexão sobre a qualidade de vida que você poderá proporcionar ao seu animal de estimação. É preciso considerar, por exemplo, se terá recursos financeiros mínimos para ao menos levá-lo ao veterinário e fornecer uma alimentação de qualidade, e também se terá tempo hábil para dar atenção e carinho para o bichinho. São todas reflexões importantes, é claro, mas não significa que exista um perfil de "pai de pet" perfeito e que apenas quem cumprir todos esses requisitos pode adotar um bichinho.

É possível - e necessário - ser flexível quanto a algumas condições, e até mesmo buscar meio termos e alternativas para aquelas muito importantes. Um mito que precisa ser vencido, por exemplo, é que não é possível ter um cachorro morando em apartamento. Muitos bichinhos de estimação aguardam ansiosamente por uma família em abrigos, e com certeza seria muito feliz ao serem adotados por um morador de apartamento cheio de amor para dar - e disposição para adaptar o ambiente e a rotina para a chegada do animal.

Confira algumas dicas de como ter um cachorro morando em apartamento!

Antes de tudo, descubra as regras do condomínio

O direito a ter animais de estimação em apartamentos está assegurado pela Constituição Federal, que considera que a proibição iria contra o direito à propriedade. Portanto, nenhum condomínio pode proibir de ter um pet! No entanto, eles podem restringir a circulação de animais em áreas comuns como área de lazer e até elevador social. Portanto, pesquise bem as regras do seu condomínio e assegure-se de que não terá surpresas.

Eduque seu cachorro para fazer as necessidades no lugar certo

Como apartamentos não possuem uma área externa como jardim ou quintal onde o cachorro possa fazer suas necessidades, é mais importante do que nunca educá-lo para fazer xixi e cocô em apenas uma área da casa forrada por tapete higiênico ou jornal. Para isso, você pode valer-se das técnicas de adestramento positivo, que consistem em recompensar o cãozinho com elogios, carinho ou petiscos quando ele acerta - e não puní-lo pelos erros. Você pode ainda investir em produtos do mercado pet como spray educador e produtos de limpeza que eliminam o cheiro do xixi para ajudar no processo de adaptação.

Faça passeios regulares

A maioria dos profissionais da área animal como adestradores e veterinários passaram a não recomendar o treinamento de cachorros para fazer as necessidades apenas nos passeios na rua, especialmente se os donos passam muito tempo fora de casa e tem pouca disponibilidade para passear com o cãozinho. Isso porque os animais podem adquirir o hábito de segurar o xixi para aliviar-se apenas nessas ocasiões, o que pode causar sérios problemas de saúde a longo prazo.

Nem por isso, no entanto, os passeios deixam de ser importantes, especialmente se você mora em um apartamento. Diferente das pessoas que acabam saindo de casa todos os dias para trabalhar, estudar ou mesmo se divertir, os cães dependem de seus tutores para passar algum tempo ao ar livre, e essas caminhadas diárias são importantes para que eles se exercitem e socializem com outras pessoas.

Crie um ambiente atrativo para o cachorro

Ficar dentro de um apartamento o tempo todo pode ser muito entediante para os cachorros, que geralmente são animais mais enérgicos e sociáveis que os gatos, por exemplo. Uma dica, então, é criar um ambiente o mais atrativo e interativo o possível para eles. Invista em brinquedos - que podem até ser artesanais, produzidos com garrafas pet, por exemplo - e dedique parte do seu tempo para brincar com o cachorro e estimulá-lo a gastar energia mesmo dentro de casa.

Pense na segurança do pet

Telas de proteção no apartamento não deveria ser uma preocupação apenas de donos de gatos. Os cães, especialmente os filhotes, costumam ter bastante energia e empolgam-se na hora das brincadeiras. Nesse caso, janelas sem proteção representam um risco grande de acidentes.

Pense sobre o porte do animal

Para começar, é bom lembrar que não é impossível criar um cachorro de porte maior em um apartamento, e que isso não precisa ser impeditivo para adoção e muito menos motivo para o abandono de animais! O que pode ser feito, nesses casos, é proporcionar mais passeios e momentos ao ar livre para o seu pet, ainda mais se ele tiver uma necessidade maior de gastar energia.

No entanto, se você sente que ficaria mais seguro tendo um animalzinho de porte médio ou pequeno em casa, pode seguir dois caminhos: ou procurar por raças específicas que com certeza não crescerão muito, ou adotar um cachorro sem raça definida um pouco mais velho, que já tenha seu porte definido!