Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Dia Mundial dos Animais marca homenagem aos bichos; saiba a origem da data

Dia Mundial dos Animais é comemorado todo dia 4 de outubro - Getty Images/iStockphoto
Dia Mundial dos Animais é comemorado todo dia 4 de outubro Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/10/2020 04h00

O Dia Mundial dos Animais será comemorado neste domingo (4) e a data marca uma homenagem a São Francisco de Assis, santo conhecido como protetor dos bichos. O padroeiro dos animais e do meio ambiente morreu no dia 4 de outubro de 1226, dia escolhido para exaltar a importância dos bichinhos na vida dos humanos.

A origem da data festiva aos animais é de uma convenção de ecologistas realizada na cidade de Florença, na Itália, em 1931. Naquele dia, decidiu-se declarar o dia 4 de outubro para celebrar a existência dos animais.

Porém, os direitos dos bichos só foram decretados anos mais tarde. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi aprovada apenas em 15 de outubro de 1978, por meio da Unesco, órgão da ONU (Organização das Nações Unidas).

O ofício pede, como se fosse preciso, o respeito a existência dos animais e que sejam protegidos para que possam viver em seus habitats naturais e para que consigam se reproduzir e evitar a extinção.

Pode parecer exagero, mas basta lembrar das cenas de animais mortos com as queimadas no Pantanal e na Amazônia, ou a quantidade de denúncia de maus tratos contra cães, gatos e outras espécies domesticadas, para entender a importância da data.

Vale lembrar aqui. O Dia Mundial dos Animais não é comemorado apenas para lembrar os pets que temos em casa, mas sim todos os membros do reino "Animalia". São milhões de espécies existentes, cada uma com suas características.

No Brasil, existe a Lei de Crimes Ambientais que protege os animais silvestres da ação predatória do homem. É considerado crime qualquer ato que cause dano ou prejuízo aos elementos que fazem parte do meio ambiente, entre eles, os bichos.

Já na última terça-feira (29) foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro o projeto de lei que aumenta a pena para quem praticar crime de maus-tratos a cães e gatos. Com a nova lei, quando se tratar de cão ou gato, a pena será de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda do animal doméstico.

Apesar de toda essa proteção, muitos bichos ainda sofrem nas mãos de pessoas que não respeitam e agem contra seres inofensivos, que muitas vezes não têm como se defender. Por isso, o Dia Mundial dos Animais é uma data tão importante e que deve ser celebrada e exaltada não só no dia 4 de outubro, mas durante o ano inteiro.