Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Cinco mil animais de estimação são encontrados mortos em depósito na China

Animais de estimação encontrados mortos em caixas na China - Divulgação/Wutuobang
Animais de estimação encontrados mortos em caixas na China Imagem: Divulgação/Wutuobang

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/10/2020 09h30

O erro de uma empresa de entregas chinesa levou à morte de mais de cinco mil animais de estimação em Luohe, China, na semana passada. Coelhos, gatos, cachorros e porquinhos-da-índia já estavam em estado de decomposição quando foram descobertos pela instituição de proteção aos animais "Wutuobang".

Eles estavam em caixas de papelão e em gaiolas embrulhadas, e uma das fundadoras do grupo de resgate, Hua (nome fictício), afirmou à CBS News que os bichos "certamente morreram de asfixia, desidratação e fome".

Quando foram descobertos, eles já estavam há cerca de uma semana sem alimento ou água na estação logística de Dongxing . Ainda assim, o grupo conseguiu resgatar alguns animais com vida - 200 coelhos e 50 cães e gatos, que já foram adotados. Alguns deles precisaram ser encaminhados a clínicas veterinárias.

A polícia local agora investiga o caso e tenta chegar aos responsáveis. Tudo indica que a tragédia foi causada por uma "falha" no sistema logístico. Os animais provavelmente foram comprados online como pets e estavam a caminho da entrega, mas a lei chinesa não permite que animais vivos sejam transportados em embalagens normais (como caixas de papelão). Por isso, a empresa responsável por concluir o trajeto a partir da estação de Dongxing pode ter se recusado a transportar os bichos.

"A falta de comunicação dentro da empresa de transporte e a inconsistência na implementação dos regulamentos de transporte levaram diretamente à tragédia", afirmou Hua, que complementou que " compradores e os vendedores também têm responsabilidade" no acontecimento.