Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Cadela resgatada de casa concretada dá à luz oito filhotes em Maceió

A cadela Pretinha com os filhotes - Divulgação/ Programa de Acolhimento de Animais
A cadela Pretinha com os filhotes Imagem: Divulgação/ Programa de Acolhimento de Animais

Vitória Alcântara

Colaboração para o UOL, em Maceió

30/09/2020 17h31

A cadela resgatada ontem em Maceió, após ficar presa em uma casa lacrada, deu à luz oito filhotes na madrugada de hoje. O animal ficou preso no imóvel situado em um dos bairros que estão afundando na capital alagoana, em decorrência da extração mineral da Braskem na região.

Pretinha, como está sendo chamada, foi encaminhada para o Programa de Acolhimento de Animais, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Durante a madrugada, ela entrou em trabalho de parto e pariu os oito filhotes. Um deles nasceu morto, mas a mamãe e o restante da ninhada passam bem.

Professor do curso de Medicina Veterinária da Ufal, Pierre Barnabé explicou ao UOL que a assistência à cadela foi prestada pela médica veterinária Yane Fernandes.

"O parto começou hoje, às 3h47, e terminou às 5h. A Pretinha fez exames de sangue e apresenta uma leve anemia, mas segue bem e em observação", disse.

O próximo desafio será conseguir a adoção de Pretinha e dos filhotes, que devem estar aptos a ter um lar após 40 dias de vida.

Os animais serão entregues às famílias já vacinados, vermifugados e com castração garantida. Os interessados podem entrar em contato pelo perfil @grupequiufal, no Instagram.