Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Rato ganha medalha de honra no Reino Unido por farejar minas terrestres

Magawa rato que recebeu medalha de honra por encontrar minas terrestres - Divulgação/PDSA
Magawa rato que recebeu medalha de honra por encontrar minas terrestres Imagem: Divulgação/PDSA

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/09/2020 10h13

Você já deve ter ouvido falar de cachorros e até gatos que receberam medalhas de honra por salvar vidas ou contribuir com alguma outra forma com tarefas oficiais - como farejar armas e drogas. Mas nesta sexta-feira (25), foi um rato que se juntou à fileira de animais heróis no Reino Unido!

Magawa, o rato que na verdade tem quase o tamanho de um gatinho, ganhou uma medalha de honra da People's Dispensary for Sick Animals, a maior instituição de caridade veterinária do Reino Unido, por sua atuação na descoberta de minas terrestres no Camboja. O ratinho foi treinado pela APOPO, uma ONG belga especialmente voltada a preparar ratos da espécie de Magawa para essa tarefa.

Ao todo, ele farejou 39 minas terrestres e 28 itens de munições não detonadas, um recorde entre os ratos farejadores. Ele também foi responsável por tornar seguro mais de 141.000 metros quadrados de território para a população local. E foi tudo isso que fez dele o primeiro roedor a receber a medalha da instituição, que até então tinha concedido a honra a cães, gatos, cavalos e até pombos. A medalha recebida por Magawa é o equivalente animal da Cruz de Jorge, a mais alta condecoração civil britânica.

O Diretor Geral do PDSA, Jan McLoughlin, afirmou que entre 1975 e 1998, de quatro a seis milhões de minas terrestres foram colocadas no país asiático, o que já causou mais de 64 mil vítimas. O trabalho de Magawa e de seus colegas farejadores é caminhar pelas regiões onde estima-se que essas minas estejam, farejar o componente químico presente nelas e indicar aos chamados "desminadores" onde elas estão para que sejam desativadas.

Por farejarem o composto químico e não o metal, os ratos farejadores acabam sendo mais eficientes que detectores de metal, que as vezes indicam apenas sucatas e atrasam o trabalho. Geralmente, os roedores limpam em 30 minutos uma área que os detectores de metal levariam quatro dias!

Além de ser o primeiro rato a ser condecorado com a medalha da People's Dispensary for Sick Animals, Magawa também foi o primeiro a recebê-la em uma homenagem virtual, por conta da pandemia. Você pode assistir abaixo o vídeo feito pela instituição que mostra o momento em que o rato herói recebe sua medalha de honra: