Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Carteiro amigo dos animais conquista cães, gatos e até calopsitas

Carteiro amigo dos animais com dois cachorros - Reprodução/Instagram
Carteiro amigo dos animais com dois cachorros Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

23/09/2020 10h59

Sabe aquela história de que carteiros e cachorros são inimigos inconciliáveis? Bom, um carteiro de Guaratinguetá, interior de São Paulo, parece estar disposto a acabar com esse estereótipo de uma vez por todas. Famoso nas redes sociais pelo nome de Carteiro Amigo dos Animais, Angelo Cristiano Da Silva Antunes trabalha há sete anos nos Correios e coleciona fotos com os amigos de quatro patas que fez ao longo dessa trajetória.

Até hoje, ele foi atacado por cachorro apenas uma vez em expediente, durante seu primeiro ano de serviço. A raça não poderia ser outra: um pinscher. Mas basta dar uma volta por seu perfil no Instagram para ver que a relação com esses pequenos não ficou de forma alguma abalada:

Apesar de Angelo ter provado que é, sim, possível um carteiro conquistar a amizade desses bichinhos, a ideia de que cães são resistentes ao contato com carteiros não é tão descabida assim. Tanto é que os Correios costumam oferecer um treinamento sobre comportamento dos cachorros, como identificar situações de risco e as providências em caso de ataque.

Angelo, que cresceu com cachorros na casa dos pais e hoje tem dois cães e três gatos, desenvolveu a própria técnica para conquistar os pets, que envolve não demonstrar medo e abusar do carinho e conversas. Tudo, é claro, respeitando o tempo e o espaço do animal. Suas dezenas de fotos com os amigos feitos em serviço provam que a abordagem deu bastante certo.

E não foram apenas os cachorros que ganharam a amizade do carteiro, os gatinhos também fazem a festa quando encontram o amigo:

E tem até calopsitas!

Angelo também aproveitou o sucesso nas redes para pedir ajuda aos "protetores dos animais" de Guaratinguetá, pessoas que acabam se dedicando ao resgate de animais abandonados na falta de apoio de órgãos governamentais e até mesmo na escassez de Ongs. Em seus stories, ele relata que o amor pelos pets é tanto que ele acaba conciliando o serviço de carteiro com o ativismo, ajudando na venda de rifas e arrecadação de dinheiro para cuidado dos cães e gatos resgatados.

No final do mês passado, Ângelo contou em um post que está afastado do trabalho nos Correios desde março, já que faz parte do grupo de risco e está mais vulnerável à COVID-19. Bom, ninguém dúvida que o carteiro deixou saudade em muitos amigos, não é?