Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: Brasil supera 40 milhões com vacinação completa, 19% da população

Brasil já tem mais de 40 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 - Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Brasil já tem mais de 40 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 Imagem: Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

29/07/2021 20h01Atualizada em 29/07/2021 20h47

Mais de 40 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19. A marca foi alcançada hoje, após 738.418 pessoas receberem a segunda dose ou a dose única de imunizante nas últimas 24 horas. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

No total, 40.232.066 pessoas estão com a vacinação completa contra a covid-19 no país, o equivalente a 19% da população brasileira. Entre ontem e hoje, a segunda dose foi aplicada em 649.393 habitantes, enquanto a dose única da Janssen foi distribuída para outros 89.025.

Com relação à primeira dose da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech, ela foi aplicada em 710.110 brasileiros nas últimas 24 horas. Até o momento, 98.912.578 pessoas foram imunizadas parcialmente, o equivalente a 46,71% da população nacional.

Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de suas vacinas para um combate mais eficiente à covid-19. No caso da Janssen, sua fabricante indica a necessidade de apenas uma dose de seu imunizante.

Entre os estados, São Paulo continua na primeira posição na proporção de habitantes que já receberam a primeira dose de vacina: 56,4% da população local.

Mato Grosso do Sul aparece na liderança do ranking de estados com a maior parcela de sua população com vacinação completa —ou seja, receberam a segunda dose ou a dose única: 32,4% de seus habitantes.

Vacinação primeira dose 29/7 - UOL - UOL
Vacinação primeira dose
Imagem: UOL

Saúde determina cancelamento definitivo de contrato de compra da Covaxin

O Ministério da Saúde determinou hoje o cancelamento definitivo do contrato com a Precisa Medicamentos para a compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech. A medida foi tomada após uma auditoria da CGU (Controladoria-Geral da União) demonstrar irregularidades em documentos apresentados pela Precisa na negociação com o ministério.

De acordo com o ministro Wagner Rosário, foram detectadas suspeitas de fraudes em dois documentos. Um deles era uma suposta procuração da Bharat Biotech autorizando a Precisa a completar a negociação e venda do imunizante ao governo federal, exigido pelo ministério.

Segundo o ministro, a Bharat Biotech nega ter emitido o documento e há indícios de que a procuração foi montada digitalmente.

A CGU nega, ainda, irregularidades nas invoices que previam pagamento adiantado de 4 milhões de doses. De acordo com Rosário, os erros foram corrigidos e as invoices nem sequer foram encaminhadas para o departamento de pagamentos do Ministério da Saúde.

Vacinação dose completa 29/7 - UOL - UOL
Vacinação dose completa
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!