Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Luiza Brunet: "Antes via minha mãe como velha e hoje é de igual para igual"

Do VivaBem, em São Paulo

03/12/2020 16h05

No quarto painel do fórum Ageless Talks, cujo tema foi "Viver no seu Tempo - envelhecer se mantendo atual é segredo de longevidade", que aconteceu nesta quinta-feira (3), Luiza Brunet, empresária e ativista pelos direitos da mulher, contou que com o passar dos anos foi se identificando cada vez mais com a mãe.

"Minha mãe tem 80 anos, namora, faz sexo, tem uma cabeça aberta e uma vida social ativa. Antes, aos 40, eu a via como uma velha e hoje, aos 58, é de igual para igual", disse.

Além disso, Brunet contou que o ativismo ressignificou sua vida. "Quando eu apareci com a cara machucada [se referindo à agressão que sofreu] e comecei a falar sobre esse tema, isso me rejuvenesceu demais". Para ela, quanto mais se posiciona, mais se tem voz e visibilidade. "Se a gente quer que essa pauta caminhe, é importante falar com jovens, homens e mulheres, e a sociedade como um todo".

Uma das convidadas do painel, Edvana Carvalho, atriz e arte-educadora, contou que a sociedade cobra muito quando se chega aos 50 anos de idade.

Nós vivemos numa sociedade etarista, que diz que você está velha. E eu digo: 'Peraí, eu não estou velha, eu estou é bem, muito viva e feliz aos 50, por ter histórias para contar.

Para o jornalista e diretor de conteúdo da TV Bandeirantes Zeca Camargo é importante a gente entender a idade que se tem. "Eu sou um cara de 57 anos que adora coisas de todas as épocas, mas não quero fingir que tenho 20, 40 anos". Segundo ele, é bom ter vivido cada uma das etapas da vida e trazido consigo uma bagagem, que pode ser um peso ou a "coisa mais leve do mundo": "é a sabedoria de poder desfrutar".

Ao comentar algumas escolhas que fez ao longo da vida, como quando tirou um ano sabático quando tinha 30 anos e foi criticada por isso, Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha, hoje com 48, afirmou que no Brasil as pessoas têm medo de trocar de profissão, de tentar coisas novas: "Infelizmente, existe um preconceito muito grande com as pessoas mais velhas. Eu vejo por mim, que escrevo na Folha e sou roteirista da Globo, as pessoas quando vêm me xingar, me xingam de velha. Como se velha fosse um xingamento, eu acho uma coisa bizarra".

Por outro lado, a jornalista comentou que algumas pessoas dizem que ela parece ser 10 anos mais jovem e perguntam por que ela não diz ser mais nova. Ela responde: "Porque eu não sou mais jovem, eu tenho a idade que tenho, 48 anos, e tenho muito orgulho do caminho que eu construí".

Ageless Talks

Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks foi um encontro da geração que passou dos 45 anos para falar de corpo, mente, vitalidade, sexualidade. Confira os destaques da programação do evento:

Abertura com a atriz Claudia Raia: "Hoje sou dona do meu desejo e da minha libido"

Painel 1: Idade cronológica x idade biológica: como o estilo de vida define o nosso corpo
Participantes: Dra. Vânia Assaly, endocrinologista e nutróloga; Zé Roberto, ex-atleta profissional e palestrante; Paulo Zulu, empresário e modelo
Mediação: Silvia Ruiz, autora da coluna Ageless no VivaBem

Painel 2: O fim do age-shaming: crescente onda de mulheres está abraçando a idade e a beleza da maturidade
Participantes: Marina Person, cineasta e apresentadora; Mariana Muniz, médica dermatologista; Olivia Araujo, atriz
Mediação: Camila Faus, diretora de cena, uma das criadoras do SHEt_alks, carinhosamente apelidado de SHEt

Painel 3: Sexualidade e libido - como manter uma vida amorosa ativa e plena pós-45
Participantes: Jairo Bouer, psiquiatra; Totia Meireles, atriz; Patrícia Parenza, jornalista e empreendedora
Mediação: Conceição Lourenço, jornalista

Painel 4: Viver no seu Tempo - envelhecer se mantendo atual é segredo de longevidade
Participantes: Zeca Camargo, jornalista; Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S.Paulo; Luiza Brunet, empresária e ativista pelos direitos da mulher; Edvana Carvalho, atriz e arte-educadora
Mediação: Tati Schibuola, gerente Geral de Marcas Editoriais do UOL

Painel 5: Menopausa ainda é tabu, mas é possível viver essa fase com plenitude
Participantes: Solange Frazão, apresentadora e influenciadora fitness; Janeth Arcain, atleta de basquetebol; Flávia Fairbanks, ginecologista especialista em menopausa
Mediação: Lúcia Helena, colunista do VivaBem

Encerramento, com a antropóloga Mirian Goldenberg