Topo

Pipoca ou biscoito de polvilho: qual desses "lanchinhos" é mais saudável?

iStock
Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para o VivaBem

06/05/2020 04h00

Pela praticidade e sabor, petiscos como pipoca e biscoito de polvilho muitas vezes são opções para acabar acabar com a fome (ou o tédio) no meio da tarde. Mas qual desses "snacks" é mais saudável para um lanche?

A seguir, mostramos os detalhes nutricionais de cada um deles e explicamos seus benefícios e riscos à saúde, além de indicar formas de preparo e consumos que não prejudicam tanto a dieta.

Qual é mais saudável?

A pipoca vence este duelo com o biscoito de polvilho quando preparada em casa, com milho natural e pouco óleo ou água —o alimento industrializado, que fazemos no micro-ondas, não tem os mesmos benefícios do caseiro.

O petisco tão comum nas sessões de cinema tem uma quantidade maior de fibras, que proporcionam saciedade e ajudam no bom funcionamento do intestino, no controle da glicemia (açúcar no sangue) e do colesterol "ruim". Além disso, o milho é fonte de polifenóis, um antioxidante que reduz o risco de doenças e combate envelhecimento precoce, por proteger as células do corpo humano contra ataques dos radicais livres. A pipoca ainda oferece vitamina A, do complexo B e K, ácido fólico e minerais como o magnésio, fósforo e potássio.

Já o polvilho, apesar de ser extraído de um alimento natural (a mandioca), traz quantidades pequenas de vitaminas e minerais, ou seja, oferece as chamadas "calorias vazias", que não promovem benefícios à saúde. Outro problema é que geralmente consumimos a versão industrializada do biscoito, que muitas vezes tem gordura hidrogenada (ou trans). O ingrediente comprovadamente é nocivo ao organismo e, por isso, a partir de 2023 não poderá mais ser usada em alimentos processados, conforme determinação da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária).

biscoito de polvilho - iStock - iStock
Prefira a versão caseira do biscoito de polvilho e use ervas naturais para adicionar sabor e benefícios nutricionais à receita
Imagem: iStock

Cuidado para não exagerar nas calorias

Apesar de os dois petiscos não serem considerados altamente calóricos, é comum comermos grande quantidade deles "sem perceber" —e excessos constantes podem levar ao ganho de peso e são prejudiciais à saúde, você sabe.

Há 130 kcal em 30 g de biscoito de polvilho industrializado (mais ou menos 10 rosquinhas pequenas), que é considerado uma porção do alimento. Se você não ficar só nessa quantidade, saiba que 100 g de biscoito (tamanho de muitos pacotes) fornecem 435 kcal.

Em uma porção de pipoca (30 g ou 1 xícara de chá) há cerca de 130 kcal. Mas quem consegue comer só uma xícara de pipoca, não é? Já 100 g do alimento oferecem 435 kcal. Para ter noção, um pacote médio de cinema tem cerca de 75 g do petisco e o grande, 125 g. Já os pacotes de pipoca de micro-ondas geralmente possuem de 90 g a 100 g.

Também é preciso tomar cuidado com ingredientes que acrescentam calorias à pipoca, como manteiga, caramelo (açúcar), chocolate, leite condensado, queijo ralado, requeijão, bacon, maionese, mostarda etc. Se você gosta de variar o sabor, é melhor optar por temperos naturais, como cúrcuma, páprica, pimenta do reino, orégano, salsinha. E para quem gosta dela doce experimente com canela, coco ralado ou cacau em pó.

pipoca - iStock - iStock
A pipoca é fonte de fibras, que dão saciedade e ajudam no bom funcionamento do intestino
Imagem: iStock

Prefira sempre as versões caseiras

Como já falamos, a pipoca para micro-ondas que você compra no supermercado não tem os mesmos benefícios da caseira. A versão industrializada traz ingredientes como conservantes, aromatizantes, gordura vegetal, muito sódio e açúcar. Por conta disso, se torna não mais calórica, como também pode ser prejudicial à saúde. E se você consome o produto industrializado por causa da praticidade, saiba que é bem simples preparar uma pipoca caseira no micro-ondas (damos a receita mais abaixo, em vídeo).

No caso do biscoito de polvilho é a mesma coisa: na versão industrializada você encontra aromatizantes, conservantes e doses elevadas de sódio, além da gordura hidrogenada, que se consumida regularmente, em longo prazo, prejudica a saúde cardiovascular. Portanto, se possível, prefira também preparar o produto em casa, usando pouco sal e ingredientes saudáveis como azeite e ervas naturais. Assim, você consegue melhorar um pouco as características nutricionais do alimento --veja como fazer biscoito de polvilho caseiro.

Aprenda a fazer pipoca sem óleo no micro-ondas

VivaBem

Compare os nutrientes!

A seguir, veja a comparação nutricional de cada alimento em 100 g:

Calorias

  • Pipoca caseira com óleo: 435 kcal
  • Pipoca de micro-ondas: 424 kcal
  • Biscoito de polvilho: 435 kcal

Carboidratos

  • Pipoca caseira com óleo: 70,3 g
  • Pipoca de micro-ondas: 57,5 g
  • Biscoito de polvilho: 80,5 g

Gorduras

  • Pipoca caseira com óleo: 15,9 g
  • Pipoca de micro-ondas: 20,6 g
  • Biscoito de polvilho: 12,2 g

Fibras

  • Pipoca caseira com óleo: 14,3 g
  • Pipoca de micro-ondas: 11 g
  • Biscoito de polvilho: 1,16 g

Sódio

  • Pipoca caseira com óleo: 4,32 mg
  • Pipoca de micro-ondas: 608 mg
  • Biscoito de polvilho: 97,8 mg


Fontes: Ana Paula Pereira, nutricionista e coordenadora de nutrição da Casa de Saúde São José (RJ); Andrea Vargas, nutricionista Ambulim do HC-FMUSP (Programa de Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); Amanda Mineiro, nutricionista do HCor (Hospital do Coração de São Paulo); Silvia Messalem, nutricionista do Hospital Edmundo Vasconcelos; e Adriana Ávila, nutricionista especialista em nutrição em Cardiologia pelo InCor.

Referência: TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), feuta em parceria pela Rede Brasileira de Dados de Composição de Alimentos (Brasilfoods), USP (Universidade de São Paulo) e Food Research Center (FoRC/CEPID/FAPESP). Revisão técnica: Amanda Mineiro.