Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Jogos de tabuleiro podem evitar declínio cognitivo de idosos

Vlad Sargu/Unsplash
Imagem: Vlad Sargu/Unsplash

Do VivaBem, em São Paulo

08/12/2019 12h05

Uma nova pesquisa publicada no periódico Journal of Gerontoly aponta que jogos não digitais, como de tabuleiros e de cartas, ajudam a melhorar a habilidade cognitiva de adultos mais velhos.

Na análise, cientistas da University of Edinburgh, no Reino Unido, mostraram que pacientes com 70 anos ou mais que admitiram jogar jogos considerados "analógicos", como de tabuleiro e de cartas, tinham mais chance de manter uma saúde cognitiva boa durante a velhice.

Como o estudo foi feito

  • Os pesquisadores examinaram dados de 1.091 participantes que nasceram em 1936 por meio do Lothian Birth Cohort 1936, um estudo que avaliou a capacidade cognitiva e mental das pessoas durante um longo período de suas vidas.
  • Primeiro, os cientistas avaliaram a função cognitiva dos participantes aos 11 anos de idade, e depois mais tarde nas idades de 70, 73, 76 e 79, tendo em mente alguns padrões pré-estabelecidos de análise cognitiva.
  • Os participantes também responderam sobre a frequência com qual eles praticavam jogos de tabuleiro, de cartas, xadrez, bingo e palavras-cruzadas aos 70 e 76 anos.
  • Os pacientes com 70 anos ou mais que admitiram jogar jogos considerados "analógicos", como de tabuleiro e de cartas, tinham mais chance de manter uma saúde cognitiva boa durante a velhice.

Por que isso é importante?

Segundo os responsáveis pela análise, a descoberta é mais uma evidência de que manter-se ativo durante a vida está associado a uma melhor habilidade de pensamento durante a velhice.

Os pesquisadores esperam que o estudo encoraje as pessoas — sobretudo, os idosos — a praticar atividades como jogar com amigos para prevenir o declínio cognitivo com o avançar da idade.

O próximo passo dos cientistas é investigar se alguns jogos podem ser mais efetivos que outros. Eles também afirmam que outros fatores foram associados a um melhor estado cognitivo, como estar fisicamente em forma e não fumar.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.