Topo

#SemFrescura: Tudo bem dividir o sabonete com a família? Vou pegar doenças?

Maria Júlia Marques

Do VivaBem, Em São Paulo

30/07/2018 04h00

Existe muita família que deixa só um sabonete no box e todo mundo acaba usando o mesmo para se limpar no banho. Mas você já parou para pensar se compartilhar a barra de sabão pode transmitir doenças?

Não é algo comum, você já usou o sabonete no lavabo de um monte de gente e não morreu. Porém, tem médico que diz que o hábito de dividir o sabonete pode causar dermatites e foliculites, além de transmitir micose, furúnculo e infecções bacterianas.

Por outro lado, também existem médicos que garantem que a pele é um escudo protetor maravilhoso e não é tão simples pegar doenças.

Na dúvida, pode ser melhor escolher o sabonete líquido, que não entra em contato com nada e fica limpinho dentro do pote.

Veja como cuidar do seu sabonete no vídeo acima, com dicas de Alberto Chebabo, infectologista do Lâmina Medicina Diagnóstica, Roberto Martins Figueiredo, biomédico, e os dermatologistas Adriano Loyola, Assessor do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Larissa Montanheiro, do Hospital Sírio Libanês e Emily Alvernaz, da clínica Goa.

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube