Topo

Antes do beijo forçado: as atitudes machistas de Phellipe em A Fazenda

Phellipe Haagensen é informado sobre sua expulsão em A Fazenda 2019 - Reprodução/RecordTV
Phellipe Haagensen é informado sobre sua expulsão em A Fazenda 2019 Imagem: Reprodução/RecordTV

Ana Bardella

Colaboração para Universa

01/10/2019 16h20

Depois de roubar um selinho de Hariany durante uma discussão, o participante Phellipe Haagensen foi expulso de A Fazenda e um inquérito foi aberto para investigar o ocorrido. Mas essa não foi a primeira vez que ele apresentou um comportamento questionável dentro e fora da casa. Em abril deste ano, o programa Balanço Geral, também exibido pela Record TV, noticiou que a ex-mulher prestou uma queixa direcionada ao ator para a polícia. O motivo: depois de cobrar que pagasse a pensão para o filho, disse ter sido ameaçada de morte.

O fato não impediu, no entanto, que Phellipe fosse escolhido para participar do reality. A Fazenda é, inclusive, conhecida por selecionar personalidades com históricos conturbados para o confinamento. O campeão da primeira edição, Dado Dolabella, havia sido filmado agredindo a então noiva, Luana Piovani, antes de entrar na casa. Já o vencedor do ano passado, Rafael Ilha, teve diversas passagens pela prisão antes de entrar no reality.

Na edição atual, poucos dias foram necessários para Phellipe chamar a atenção do público. Antes do beijo sem consentimento em Hariany, ele exibiu um comportamento considerado questionável para alguns espectadores.

De acordo com a psicóloga e especialista em terapia cognitivo comportamental Ellen Moraes Senra, antes de praticar um assédio é comum que homens de convívio próximo deem sinais. "Opiniões ou comportamentos machistas podem ser um alerta", diz. Mesmo nas relações de amizade, a recomendação é de manter uma postura atenta. "Se um homem é capaz de faltar o respeito com uma mulher, independentemente de quem seja, pode ser capaz de fazer o mesmo com amigas, familiares ou namoradas", ressalta.

Relembre os momentos em que Phellipe foi questionado nas redes sociais por atitudes consideradas machistas:

Chamou mulheres de "galinhas"

Em um dos dias, discutiu com Tati pelo consumo dos ovos e soltou a frase: "Fora da casa minhas galinhas não me dão ovos, elas me dão prazer". Ao escutar a conversa, Thayse não deixou passar em branco. Disse: "Essa galinha seria mulher? Não vai comparar mulher com galinha. Isso não se faz".

Beijo em outra participante

Hariany não foi a primeira mulher da casa que Phellipe beijou. A primeira vez em que o ator fez isso foi durante uma festa, com a então amiga Bifão. No dia seguinte, se desculpou pelo ocorrido. Mas a chefe de cozinha foi pega de surpresa, pois havia bebido e não se lembrava do que tinha acontecido. "Eu não queria. Acho que foi só um selinho", ela disse.

Comentários e olhares ofensivos

"Puta" e "delícia" foram alguns dos termos usados por Phellipe para se referir às colegas de confinamento. Em outra ocasião, também falando sobre elas, o ator disse: "Tem Panicat, a gostosona, tem a que transou com quatro...", o que repercutiu mal. Alguns fãs de Hariany perceberam que ele a observava desnecessariamente enquanto fazia atividades do dia ou tomava banho. Por causa disso, a família da modelo se pronunciou antes mesmo do beijo que levou à expulsão, alegando que todas as mulheres merecem respeito.