Topo

Slip skirt: saia leve é tendência e também combina com roupas quentinhas

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

18/07/2019 04h00

Depois do do slip dress, aquele vestido que parece uma camisola e virou febre entre as famosas, a saia que traz as mesmas linhas simples e elegantes invadiu as vitrines europeias e aterrissa por aqui como tendência para 2019.

Mesmo feita de tecido leve, como seda ou cetim, a slip skirt se tornou uma opção minimalista que contrasta com os looks pesados para os dias frios, trazendo suavidade e uma elegância extra às produções. "Ela é aquela saia para dar um up em qualquer visual, especialmente quando usada com peças mais simples, como um moletom ou tênis", acredita Carolina Xavier, consultora de moda e estilo de São Paulo.

Truques de estilo

Uma dica quente para combinar a saia da estação é aproveitar a leveza da slip skirt e fazer um contraponto com peças como trench coat, blusão de tricô, sobretudo ou suéter. A ideia também vale para os sapatos: a suavidade da saia ganha um estilo próprio com coturnos, ankle boots e o dad sneaker branco.

Para não errar no mix de cores, Carolina Xavier recomenda criar um "ponto de luz" na produção, seja nos pés com um sapato que chame a atenção, nos acessórios com um colar vibrante ou na tonalidade escolhida para a blusa. "Por exemplo, uma saia de animal print pode ser usada com casaco preto e um tênis branco. Já outra em tom rosé combina bem com tops creme e mule preto", sugere.

Curta, mídi ou longa?

Nas vitrines, a slip skirt aparece em modelos assimétricos, transpassados, com fendas, tecidos fluidos e até estampados. Isso sem contar versões bordadas, com babados sutis e plissadas que também fazem referência a essa "saia deslizante".

O comprimento mídi continua sendo o queridinho da temporada, mas modelos longos também surgem como opção para deixar o visual mais chique no inverno. "Como no Brasil temos temperaturas diversas, certamente veremos a versão míni combinada com meia-calça e bota", acredita a consultora de estilo Flávia Leal, de Santos.

Com a slip skirt mídi, no corte evasé ou mais reto, é possível investir nos mais diversos modelos de blusas para deixar o look atual: tanto aquelas de malha de frio curtas e levemente acinturadas quanto as versões mais larguinhas pouco acima bumbum. "Já o casaco 7/8 com a saia mídi agasalha e dá elegância, e a jaqueta de couro traz a descontração para quem prefere o look mais moderno", completa.

Além dos dias frios

Mesmo sendo uma peça curinga que consegue quebrar a sobriedade dos looks de inverno, a saia também tem espaço garantido no guarda-roupa da estação quente. Tanto como roupa de trabalho, mesclando uma sandália colorida com camisa branca, quanto para um visual para despojado, com camisetas de estampas divertidas ou com o clássico nozinho.

Como a saia chama a atenção por si só, procure evitar modelos com muita transparência. Os tecidos mais fluidos ou acetinados já trazem sensualidade na medida certa. E para ressaltar a beleza natural de cada corpo, o truque é equilibrar as proporções: se a saia é mais justa, peças largas na parte de cima deixam o look mais harmonioso. E vice-versa.