Topo

Deu Tilt #12: satélites de Elon Musk devem levar internet para todo o mundo

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

28/08/2020 04h00Atualizada em 04/09/2020 15h44

Já faz mais de 60 anos que os satélites ficam a órbita da Terra. Mesmo assim, o assunto parece ainda ser muito novo. Especialmente agora que empresas privadas, como a SpaceX, do bilionário Elon Musk, estão lançando verdadeiras constelações de satélite que prometem revolucionar a comunicação no planeta.

Esse foi o tema do papo entre o colunista Ricardo Cavallini, o Cava, e Carlos Nazaré Marins, doutor em Engenharia Elétrica e diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), no 12º episódio do nosso podcast de ciência e tecnologia, o Deu Tilt (ouça no arquivo acima).

Para Marins, ao colocar centenas de satélites em órbita, a grande ambição é a de oferecer banda larga para um número cada vez maior de pessoas nos mais diferentes locais do mundo (a partir de 12:05).

"Eu acho que o grande ganho que uma grande constelação como essa traz é a possibilidade de você levar internet para todo e qualquer lugar do mundo. E essa ambição deles é justamente a de levar internet para todo e qualquer habitante da Terra", afirmou.

A empreitada de Elon Musk começou agora, então ainda é muito cedo para saber a real velocidade dessa banda larga e o quanto vai custar para o usuário final. No entanto, Marins considera que existe uma possibilidade de que essa internet tenha um valor muito reduzido, por mais que o custo para o lançamento de satélites ainda seja alto (a partir de 13:30).

"Veja, por exemplo, a televisão por assinatura via satélite. Ela conta com uma estrutura que custa bilhões, mas que foi dividida com milhões de usuários. O custo do satélite, no fim, ficou pequeno", disse.

Por isso, para Marins, para que a operação final se viabilize nas mais diferentes localidades do mundo, é preciso fazer um plano de negócios que transforme a estrutura do usuário terrestre, ou seja, o custo com antena e o modem, por exemplo, em algo barato e acessível para quem estiver interessado em contratar o serviço.