Topo

Após três meses "sumido", fundador do Alibaba ressurge em evento online

Jack Ma, um dos fundadores do Alibaba, não aparecia em público desde 24 de outubro - Alibaba Group
Jack Ma, um dos fundadores do Alibaba, não aparecia em público desde 24 de outubro Imagem: Alibaba Group

Brenda Goh

Em Xangai

20/01/2021 09h01

O fundador do Alibaba Group, Jack Ma, fez sua primeira aparição pública desde outubro nesta quarta-feira, quando falou com um grupo de professores por vídeo, diminuindo a preocupação sobre sua ausência incomum dos holofotes e endossando a alta das ações do gigante de comércio eletrônico.

As especulações sobre o paradeiro de Ma surgiram após a notícia de que ele fora substituído no episódio final de um reality show do qual havia sido juiz e em meio a uma repressão regulatória de Pequim a seu extenso império de negócios.

O bilionário não aparecia em público desde 24 de outubro, quando atacou o sistema regulatório chinês em um discurso em um evento em Xangai. Isso o colocou em rota de colisão com autoridades e levou à suspensão do IPO de 37 bilhões de dólares do Ant Group, subsidiária financeira do Alibaba.

Até então, Ma frequentemente aparecia em público, falando em conferências e outros eventos, embora com menos frequência do que em 2019 por causa da pandemia do coronavírus.

O Alibaba e sua fundação de caridade confirmaram que Ma, um ex-professor de inglês, participou de uma cerimônia online para professores rurais organizada pela fundação nesta quarta-feira. Eles se recusaram a fornecer mais comentários.

No vídeo de 50 segundos, Ma falou de uma sala com paredes cinza, uma grande pintura e arranjos florais. Não estava claro onde ficava a sala.

As ações do Alibaba listadas em Hong Kong fecharam em alta de 8,5% com a notícia, que foi relatada pela primeira vez pelo Tianmu News, um meio de comunicação apoiado pelo governo de Zhejiang, a província onde fica a sede do Alibaba.

O vídeo também continha imagens, datadas de 10 de janeiro, de Ma visitando com colegas uma escola no condado de Tonglu, parte da cidade de Hangzhou, capital de Zhejiang.

"O reaparecimento de Jack Ma deu aos investidores tranquilidade", disse Steven Leung, diretor de vendas da corretora UOB Kay Hian, em Hong Kong.

As ações zeraram as perdas sofridas depois que o Alibaba se tornou alvo de uma investigação antitruste lançada no mês passado pelas autoridades chinesas, mas permanecem cerca de 11% abaixo dos níveis anteriores ao cancelamento do IPO da Ant.

O tópico "Jack Ma faz sua primeira aparição pública" e seu discurso em vídeo para os professores logo começaram a virar tendência no Weibo, gerando muita discussão.

Embora Ma tenha se afastado de cargos corporativos e conferências de resultados, ele mantém uma influência significativa sobre o Alibaba e a fintech Ant e os promove globalmente em eventos políticos e empresariais. Ele também continua a ser mentor de talentos de gestão na "Alibaba Partnership", um grupo de 35 membros de gerentes de empresas.

(Por Brenda Goh e Luoyan Liu em Xangai, Kane Wu, Donny Kwok e Sumeet Chatterjee em Hong Kong, Yingzhi Yang, Cheng Leng e Zhang Yan em Pequim e redação de Xangai)