Topo

Apple lança novo Mac com processador próprio

10/11/2020 11h11

Por Stephen Nellis

(Reuters) - A Apple deve lançar nesta terça-feira sua nova linha de computadores Mac com processadores próprios, marcando o início de seu afastamento dos chips da Intel.

A Apple disse em junho que começaria a equipar os Macs com seus próprios chips, após uma década já desenvolvendo processadores para seus iPhones, iPads e Apple Watches.

Os novos chips, que serão revelados em um evento nesta terça-feira, tornarão muito mais fácil para os milhões de aplicativos atualmente disponíveis para iPhones migrarem para os Macs.

Os chips do iPhone se baseiam na tecnologia de arquitetura de computação da Arm e são fabricados por parceiros externos, como a Taiwan Semiconductor Manufacturing, ou TSMC.

Os novos processadores "Apple Silicon" marcarão um afastamento da Intel, cujos chips a Apple usa desde 2006, quando deixou de usar chips feitos pela IBM. A Intel revelou atrasos em suas operações internas de produção de chips que a levaram a ficar para trás na TSMC na fabricação de chips menores e mais eficientes no consumo de energia.

A Eficiência energética - ou seja, obter o máximo de computação por watt de energia consumido - é um dos principais objetivos da Apple.

"Normalmente, para obter um melhor desempenho, você precisa consumir mais energia", disse Johny Srouji, vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da Apple, em evento que anunciou os chips em junho.

"Nosso plano é dar ao Mac um nível muito mais alto de desempenho e, ao mesmo tempo, consumir menos energia."