Topo

Igual TikTok? Instagram permite responder comentários com Reels; saiba usar

Respostas de comentários em formato de Reels no Instagram - Divulgação/Instagram
Respostas de comentários em formato de Reels no Instagram Imagem: Divulgação/Instagram

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

16/12/2021 11h50

A partir desta semana, o Instagram começa a liberar gradualmente o recurso de responder comentários feitos em Reels com outro Reels. Você poderá gravar a sua resposta e utilizar as funções de edição do app, como a de colocar música, texto, cortes, entre outras, para interagir com outros perfis.

A novidade na rede social de Mark Zuckerberg é muito semelhante ao recurso de responder comentários com vídeos que já existe no TikTok há tempos.

"Ao escolher um comentário para responder com Reels, o comentário será incluído como um adesivo, e quem o publicou ainda poderá escolher entre diferentes cores ou adicionar gradientes", explica o Instagram no anúncio da novidade.

A rede social ressalta ainda que as respostas visuais no Reels também contam com as ferramentas de moderação de comentários do feed normal para controlá-los e "criar experiências seguras e positivas".

Quer saber como usar o recurso? Então confira o passo a passo abaixo:

  1. Abra o Instagram no seu celular com Android ou iOS;
  2. Como a nova funcionalidade só funciona nos Reels, escolha uma das suas postagens nesse formato;
  3. Nos comentários da publicação, escolha um deles e toque em "responder";
  4. Surgirá o ícone de uma câmera. Toque nele para a resposta em formato de vídeo;
  5. Escolha os efeitos que deseja aplicar ao seu seu Reels e finalmente publique.

Deja vu?

O Instagram inaugurou o Reels em agosto de 2020. O formato de vídeo mais longo disponível no feed era basicamente o mesmo do TikTok, o que deixou as duas redes sociais mais parecidas.

Em julho de 2021, o limite de tempo para esse tipo de publicação no Instagram aumentou para um minuto depois que o TikTok passou a permitir vídeos de até três minutos.

Além disso, o recurso de compartilhar os reels de outra pessoa no Instagram, conhecido como "remix", também pode ser encontrado no TikTok como "dueto".

Outras funções adicionadas pelo Instagram e que também levantaram comparações com o TikTok foram a de legenda automática, a de dublagem de textos para voz e os efeitos sonoros —recursos que o TikTok popularizou primeiro.