Topo

'Vai se tratar, garota' e mais: o que bombou no TikTok em 2021

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

13/12/2021 17h17Atualizada em 14/12/2021 18h38

Seguindo a tradição mantida pelas outras redes sociais, como Facebook e Instagram, e plataformas de mídia como YouTube e Spotify, o TikTok também divulgou nesta semana sua retrospectiva de 2021 com os principais hits locais e mundiais.

E o que não faltou no TikTok foi vídeo de dancinha neste ano de 2021. Diversas músicas de vários artistas foram usadas em milhões de vídeos e conquistaram a simpatia de muitos perfis, desde anônimos até famosos.

A primeira do ranking é a música "Bipolar", do MC Pedrinho, MC Davi e MC Don Juan. A faixa já foi usada em mais de 3,9 milhões de vídeos, com destaque para a coreografia do refrão "vai se tratar, garota".

O funk foi de longe o gênero musical mais popular no TikTok este ano. Uma rara exceção foi a música "You Got It", do cantor norte-americano Vedo. A canção do gênero R&B acompanha mais de 8,2 milhões de vídeos, com destaque para a tendência que mostra um lado estético da beleza masculina com um toque de humor ao som de "It's time to boss up", que quer dizer, em tradução livre "É hora de ser patrão".

Veja a lista completa a seguir, da mais popular à menos popular em 2021. Os números são referentes ao histórico completo das músicas na plataforma, não só o desempenho no último ano.

  1. Bipolar - MC Pedrinho, MC Davi e MC Don Juan: 3,9 milhões de vídeos;
  2. Mds - Kawê & MC Lele Jp: 2,4 milhões de vídeos;
  3. Tipo Gin - MC Kevin: 1,1 milhão de vídeos;
  4. You Got It - Vedo: 8,2 milhões de vídeos;
  5. Apaga a Luz Apaga Tudo (150 Bpm) - MC Topre: 2 milhões de vídeos;
  6. Passinho Debochado - Dan Ventura: 315,9 mil vídeos;
  7. Plutão - VMZ: 920 mil vídeos;
  8. Maravilha - MC CH da Z.O, MC Hollywood e MC Magrinho: 962,9 mil vídeos;
  9. Não, Não Vou - Mari Fernandez: 14,9 mil vídeos

Além do ranking, o TikTok divulgou também um mapa com as músicas mais usadas no aplicativo por país. Confira abaixo.

tiktok - Divulgação/TikTok - Divulgação/TikTok
Mapa com as músicas mais usadas no TikTok em 2021, por país
Imagem: Divulgação/TikTok

O TikTok também divulgou a lista de artistas com os perfis mais populares no Brasil:

  1. Simone Mendes (@simoneses): 13,5 milhões de seguidores;
  2. Anitta (@anitta): 13,4 milhões de seguidores;
  3. Luisa Sonza (@luisasonza): 12,3 milhões de seguidores;
  4. DJ Alok (@alok): 11,4 milhões de seguidores;
  5. MC Mirella (@mcmirellaoficial): 10 milhões de seguidores;
  6. Any Gabrielly (@anygabriellyofficial): 9 milhões de seguidores;
  7. Zé Felipe (@zefelipecantor): 9,3 milhões de seguidores;
  8. Ludmilla (@ludmilla): 8,7 milhões de seguidores;
  9. Ananda (@ananda): 7,8 milhões de seguidores;
  10. Pablo Vittar (@pabllovittar): 7,7 milhões de seguidores.

Não é só dancinha

Segundo o TikTok, não foi só dancinha sem compromisso: diversos assuntos sérios foram abordados através da música nos vídeos da rede social. A plataforma destaca questões como saúde mental, sustentabilidade e diversidade entre os principais.

Alguns desses assuntos mais sérios tiveram um empurrãozinho do algoritmo, embora não tenham sido tão virais quanto as dancinhas. A entrada na rede social e o apoio artístico de Gilberto Gil com a campanha #Refloresta, e o lançamento na plataforma da canção "Refloresta", ajudaram a impulsionar o debate sobre sustentabilidade, por exemplo.

Já o cantor Emicida, como parte da campanha Setembro Amarelo, que alerta sobre o suicídio, se engajou com o tópico na hashtag #AMúsicaSalva. Outras iniciativas incluem #NaMinhaPelePreta, no mês da Consciência Negra; #AdotecomMarisa, para celebrar a entrada de Marisa Monte na rede social; e #LivreParaSer, com apoio de Pabllo Vittar, entre outras campanhas.

O TikTok também destacou os movimentos orgânicos que ganharam fôlego na plataforma, como o #SeaShanty, que reúne pessoas dando novas interpretações a clássicas canções de navegantes em alto mar. Vídeos com a hashtag somam mais de 6,3 bilhões de visualizações, principalmente graças à função de dueto que permite interagir com outros usuários da rede num vídeo só.