Topo

iOS 15: conheça 15 funções que vão facilitar o dia a dia de quem usa iPhone

Novo sistema operacional do iPhone deve ser liberado em breve - 3D Animation Production Company/ Pixabay
Novo sistema operacional do iPhone deve ser liberado em breve Imagem: 3D Animation Production Company/ Pixabay

Sarah Alves

Colaboração pata Tilt, em São Paulo

11/09/2021 04h00Atualizada em 12/09/2021 09h15

O iOS 15 vem aí e já deixou muitas pessoas curiosas sobre as mudanças que serão adotadas no novo sistema operacional do celular da Apple. Uma atualização grande como essa costuma ser liberada pela empresa perto do início de vendas de uma nova geração de iPhone. A linha de smartphones de 2021 deve ser apresentada na terça-feira (14).

Logo, a chegada do iOS 15 pode estar mais perto do que nunca. Enquanto ele não vira realidade, que tal já ir se preparando para as novidades que ele reserva? Veja a seguir recursos que prometem facilitar o dia a dia de quem usa iPhone.

1. Digitalizar texto pela câmera

Já popular no Android, esse recurso vai permitir digitalizar documentos com a câmera do iPhone e copiar/colar em segundos os textos desejados de uma foto. E isso em diferentes idiomas.

2. Texto ao vivo em fotos

Tirou uma foto que possui um número de telefone? A câmera do celular vai conseguir identificar o número e oferecer as opções de: você ligar para ele, enviar uma mensagem, fazer uma chamada de áudio e/ou vídeo e copiar a informação.

3. Tradução facilitada (inclusive em fotos)

O aplicativo Translate, que chegou ao iPhone com o iOS 14, vai ganhar com o novo sistema um recurso de visualização Face a Face. Isso significa que cada pessoa vai ver a tradução na tela pelo seu próprio ponto de vista, tornando a interação mais dinâmica — já que não vai ser preciso ficar trocando o celular de posição.

Há também tradução integrada em todo o aparelho, ou seja, se você quiser traduzir qualquer texto ou o que está escrito em uma foto basta selecionar a mensagem e clicar em "Traduzir".

4. Chamada de vídeo sem precisar ter iPhone

Será possível agendar chamadas de vídeo online via FaceTime e enviar links da web para que pessoas com iPhone, Android e via Windows possam participar.

5. Evitando distrações

O recurso Foco servirá para aquela pessoa que deseja manter a concentração ao longo do dia sem ser incomodada por notificações o tempo todo. A função é customizada e pode ser configurada para pausas de leitura, durante o exercício na academia, dirigindo, entre outros.

6. Compartilhe o que você gosta

O SharePlay no FaceTime vai permitir ouvir músicas e reproduzir vídeos durante as ligações com outras pessoas, além de apresentar uma função de volume inteligente, que regula de forma automática o som de acordo com os ruídos externos.

7. Novo sistema de buscas do celular

Buscar fotos, por exemplo, vai ficar mais fácil. Com a atualização, é possível acessar o sistema de busca da Apple, chamado Spotlight (aquele menu com sugestões de apps e atalhos que aparece quando você rola a tela para baixo), e digitar informações para ter acesso rápido a imagens da galeria.

Ao escrever algo como "fotos de São Paulo", o iPhone irá exibir as suas imagens relacionadas ao que foi digitado entre os resultados.

8. "Siri, encaminhe esta foto"

A Siri vai "encurtar" ainda mais alguns processos. O iOS 15 permitirá que a assistente de voz encaminhe fotos e links da internet (como notícias, por exemplo) para contatos apenas usando o comando de voz. Caso o que esteja na tela não possa ser encaminhado diretamente, ela vai sugerir tirar um print e enviá-lo para a pessoa.

9. Contatos de segurança (e confiança)

Outra atualização vai tornar possível recuperar a conta de uma pessoa com ajuda dos respectivos contatos de confiança (que devem ser cadastrados previamente). Você poderá contar com amigos e familiares para ajudar você a redefinir o acesso com um toque caso seja preciso.

A atualização da Apple também inaugura o programa Legado Digital, em que, novamente, você poderá designar pessoas para que elas recuperem a sua conta em caso de falecimento.

10. Zoom diferente

Você fica mudando o zoom da tela do celular de aplicativo para aplicativo? Então os seus problemas vão acabar após o lançamento do iOS 15. O sistema terá uma configuração de acessibilidade que permite aos usuários deixar as letras em tamanhos distintos dependendo do app.

Pessoas com deficiência visual também vão conseguir explorar imagens em detalhes, revelando a posição de pessoas e sua distância dos objetos, por exemplo.

11. Limpeza nas credenciais

Se você é uma pessoa organizada, talvez essa configuração seja um alívio: o aplicativo Wallet, que armazena ingressos, por exemplo, terá uma nova aba apenas para credenciais vencidas. Com isso, os arquivos com datas antigas ficarão em uma pasta própria, priorizando a visualização dos tíquetes digitais que ainda não aconteceram.

12. Olha a chuva

Está na dúvida se vai ou não chover? O iOS 15 apresentou uma função exclusiva para avisar os usuários sobre precipitações no tempo. A novidade faz parte do app Clima. Ele avisará alguns minutos antes de a chuva começar e, depois, quando já estiver terminando.

Basta configurar para receber as notificações, que também vão emitir alertas sobre a neve, dependendo da sua localidade.

13. "Alguém está me ouvindo?"

O iOS 15 vai trazer um pacote de atualizações no FaceTime. Uma delas vai mostrar um ícone na tela para sinalizar quando você estiver falando com o microfone fechado. Para ativá-lo, será preciso apenas tocar no símbolo. Ou seja, nada de você começar sem querer a falar numa reunião e ninguém ouvir do outro lado da tela.

14. Buscar mesmo offline

A rede do aplicativo Buscar (ou Find My) vai funcionar mesmo sem internet. A localização exibida seja a última registrada antes de o aparelho desligar. Com isso, vai ficar mais fácil encontrar dispositivos perdidos com pouca bateria ou que foram desligados por outras pessoas.

15. Não perca o ponto do ônibus

A nova atualização vai redesenhar o aplicativo de mapas do iPhone. No caso do transporte público, irá destacar as rotas de ônibus. Quando você estiver chegando ao seu destino, o app vai enviar uma notificação para você se lembrar de desembarcar.

Se você não sabe onde está o ponto mais próximo, o app também vai facilitar a busca, mostrando as paradas com apenas um toque.